15 de maio de 2023

"Encontro com Mestres” promove oficinas e shows de ícones do Choro, em dois dias de atividades gratuitas na Lagoinha.

Belo Horizonte irá receber ícones do Choro para uma programação totalmente gratuita que incluirá oficinas e shows em espaços do Bairro Lagoinha. O "Encontro com Mestres", projeto do grupo Regional da Serra, acontecerá entre 27 e 28 de maio reunindo músicos consagrados e aprendizes, incluindo as presenças de João Camarero, Caetano Brasil, Henrique Araújo e o grupo Abre a Roda: Mulheres no Choro.

AS OFICINAS acontecerão no dia 27 de Maio no Centro Cultural Liberalino Alves, localizado ao lado do Mercado da Lagoinha. Serão 30 vagas por atividade, com média de três horas de duração.

OS MESTRES
Durante as masterclass, o grupo Regional Imperial ficará por conta de apresentar ensinamentos sobre os instrumentos básicos do Choro, suas construções e lugares no grupo musical e os modos de desenvolvimento das cadências e harmonias. A proposta do bandolinista Henrique Araújo é um curso voltado para a interpretação de obras de músicos e musicistas afro- brasileiros, como Pixinguinha, Xeina Barros, Donga e Esmeraldino Sales — para participar, é necessário ter um bandolim de oito ou dez cordas. Já Caetano Brasil vai conduzir um descontraído exercício de improvisação no Choro, enquanto o grupo Abre a Roda propõe uma perspectiva de popularização do Choro entre as mulheres. A ideia é que as participantes possam ser iniciadas em algum dos seguintes instrumentos: clarineta, flauta, saxofone, cavaquinho, violão, piano ou pandeiro, e também tenham contato com noções de ritmo, interpretação, afinação e articulação, por exemplo.

AS INSCRIÇÕES estão abertas e podem ser realizadas online. Os interessados deverão acessar este link e preencher um formulário com dados básicos de contato pelas respectivas oficinas procuradas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, considerando ainda como critério norteador de escolha o envolvimento e conhecimento prático do participante no instrumento por ele escolhido.
O projeto é inclusivo e haverá reserva de 5% das vagas das oficinas para pessoas com deficiência e 30% para mulheres, mães de criança na primeira infância, pessoas negras e LGBTQIA+.

A PROGRAMAÇÃO. Confira a seguir detalhes sobre o objetivo, conteúdo das oficinas e as habilidades prévias necessárias:

Imperdível. Faça logo sua inscrição e acompanhe as novidades pelas redes sociais do @Regional da Serra.