18 de março de 2020

Guerra Peixe e sua estética distinta do Choro tradicional.

Guerra Peixe -  Petrópolis: 18/03/1914 - RJ: 26/11/1993
Em 18 de março de 1914, na cidade de Petrópolis (RJ), nascia César Guerra Peixe que como compositor, arranjador, regente, violinista, professor, pesquisador, tornaria-se um dos nomes mais expressivos da música de câmara brasileira. Hoje celebramos 106 anos do seu nascimento.

Guerra Peixe compôs uma obra variada, que passa por diferentes fases criativas e reflete os debates acerca da música brasileira. Ele notabilizou-se pela defesa intransigente da ampliação dos limites de composição vigentes no meio erudito brasileiro, fortemente influenciado por Heitor Villa-Lobos, a ponto dos dois tornarem-se "rivais declarados", como apontam alguns pesquisadores.

Ele tem na sua vasta produção, uma incursão por gêneros da música popular. Parte de sua obra, produzida a partir de 1943 nos legou um repertório de Choros que trazem uma estética distinta do Choro tradicional. Uma das peculiaridades desta produção foi a utilização de instrumentos de banda, fugindo do formato tradicional dos regionais. Além de "Inclemência", entre os Choros de sua autoria também estão: "Rabo de galo" (1943), "Desculpa, foi engano" (1943), "Tereré" (1944), "Deu-se a melodia" (1944), "Vampiro moderno" (1958), Suíte "No Estilo Popular Urbano" (1987) e "Sátira" (1943).

CD "Choros de Guerra Peixe" (2014).
O grupo paulista Picadinho da Velha formado por Franco Galvão (violão sete cordas), Chico Santana (percussão), Diogo Nazareth (piano), Eduardo Pereira (cavaco e bandolim) e Fernando Sagawa (saxofone), desenvolveu um rico trabalho musical em torno dos choros de Guerra Peixe.
O projeto iniciou e ganhou vida com o álbum "Brasileiro saxofone" (2010), de Nailor Proveta, que trazia o Choro "Inclemência" (1943), de Guerra-Peixe. A partir daí, o "mergulho" do grupo na obra do maestro culminou no CD "Choros de Guerra-Peixe", lançado em 2014.
O repertório, recolhido a partir de partituras originais do acervo de Jane Guerra-Peixe (sobrinha-neta do compositor), recebeu Arranjos de Jayme Vignolli e direção musical de Nailor Proveta. O álbum  registra onze composições inéditas de César Guerra-Peixe, com participações especiais de Toninho Carrasqueira, Eduardo Guimarães e Eduardo Lobo.

Apreciem os Choros de Guerra Peixe com o grupo Picadinho da Velha, neste belíssimo espetáculo que trazemos aqui, através do registro audiovisual de uma de suas edições. com participação de Nailor Proveta,  em apresentação no módulo Mosaico da Série de Música Contemporânea do  Instituto CPFL - Campinas, SP- Abril 2017.