5 de março de 2020

Viva Ademilde Fonseca, a Rainha do Choro Cantado.

Ademilde Fonseca, a Rainha do Choro

A aniversariante destaque desta semana é a grande diva do choro cantado, Ademilde Fonseca, que completaria em 4 de março, 99 anos.

Ademilde Fonseca Delfino nasceu em Pirituba, no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Conhecida como a Rainha do Choro, ela é considerada pioneira no chorinho cantado por ter interpretado a primeira música de choro com letra, "Tico-Tico No Fubá", de Zequinha de Abreu e que anos depois seria regravada, entre outros nomes, por Carmen Miranda. "Apanhei-te Cavaquinho", "Delicado","Noites Cariocas" e "Brasileirinho" fazem parte do vasto repertório de Ademilde.

Em sua carreira, a cantora trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi e, em totalidade, seus discos venderam mais de 500 mil cópias. Apesar de sofrer de problemas cardíacos, permaneceu sempre na ativa, inclusive gravando dois programas para a TV e fazendo shows em Porto Alegre, na semana em que faleceu, em março de 2012, aos 91 anos.

Merecedora de toda honraria, Ademilde Fonseca recebeu pela magnífica carreira musical e pelo pioneirismo, além do  título de Rainha do Choro, muitas outras homenagens.
Entre elas, está o CD Choro Cantado, gravado em 2010 pela cantora mineira Lígia Jacques que celebrou os 90 anos de Ademilde Fonseca e sua contribuição a esse gênero da música brasileira.

Hoje revivemos Ademilde e aplaudimos o brilho do Choro em sua voz.