11 de outubro de 2023

"O Choro desta Cidade sou eu - Clube do Choro de BH" encerra a série 2023 com grande sucesso.

Grandes instrumentistas do universo do Choro de BH subiram ao palco nas 4 edições do Projeto - Fotos: Idear Produção

O Projeto ¨O Choro desta Cidade Sou eu - Clube do Choro de BH¨ realizou no último sábado (7) os  shows de encerramento da série 2023. O espetáculo apresentou os grupos "Regional D'Avenidinha" e "Fora da Curva", ambos formados por reconhecidos instrumentistas do cenário musical belo-horizontino e associados do Clube do Choro de BH.

O Projeto promoveu ao todo 8 shows gratuitos, de alta qualidade que ocorreram nos dias 15, 22 e 29 de abril e 7 de outubro. Nesse último sábado, como nas datas anteriores, um público apaixonado pelo Choro pode prestigiar o evento sentado confortavelmente sob as sombras dos Ficus centenários da alameda onde funciona a Feira Tom Jobim e onde também foi montado o palco desse projeto que alcançou grande sucesso em todas as suas edições.

O Regional D'Avenidinha abriu espetáculo às 11 horas,  trazendo em sua formação os músicos Pedro Alvarez na Flauta, Daniel Toledo no Violão 7 cordas, Marcos Soares no Cavaquinho, Anderson Costa no Sax e Daniel Nogueira no Pandeiro.

O grupo agradou o público com sua clássica formação de regional e um repertório muito aplaudido que incluiu composições como: "O bom filho à casa torna" de Bonfliglio de Oliveira; "Aeroporto do Galeão" de Altamiro Carrilho; "Chorinho de Gafieira" de Astor Silva; "Vibrações" de Jacob do Bandolim; "É do que há" de Luís Americano; "Princesinha no Choro" de Dominguinhos e os clássicos  "Carinhoso" , "Naquele tempo" e "Seu Lorenço no Vinho" do grande mestre Pixinguinha, dentre muitas outras.

Público assistiu e aplaudiu aos shows de encerramento do Projeto "O Choro desta Cidade sou eu", confortavelmente
abrigado à sombra dos ficus centenários de BH. Foto: Idear Produções

O segundo show foi apresentado pelo Fora da Curva formado pelos instrumentistas Gustavo Monteiro no violão, Marcelo Jiran no bandolim, Pablo Dias no cavaquinho e Ricardo Acácio no pandeiro.

O quarteto subiu ao palco às 13 horas e trouxe muitas surpresas nas interpretações instrumentais. Todas valorizadas pelos virtuosos solos dos instrumentos de corda, com apoio percussivo do pandeiro. Uma apresentação que ofereceu ao público mais riquezas da música brasileira, difundida durante todas as edições desse projeto.

No repertório impecável, o grupo incluiu composições que fizeram o público revisitar e aplaudir os clássicos dos grandes mestres.
De Jacob do Bandolim pode-se ouvir "Noites cariocas", "Reminiscências", "Doce de Coco", "Bola Preta" e "Alvorada".  Outros grandes compositores foram representados pelas obras: "Os cinco companheiros" de Pixinguinha;  "Saudações" de  Otávio Dias Moura, "Odeon" e "Brejeiro" de Ernesto Nazaré; "Contraste" e "Flamengo" de Bonfiglio de Oliveira; "Corta Jaca" de Chiquinha Gonzaga; "Flor amorosa" de Joaquim Callado; "Queira me bem", "Delicado" e "Brasileirinho" de Waldir Azevedo; além das composições "Naquela Mesa" de Sérgio Bitencourt - reconhecida homenagem à Jacob do Bandolim-  e a também homenagem assinada por Vinícius de Moraes, "Chorando pra Pixinguinha".

Um show que proporcionou um passeio pelos Choros de todos os tempos e que fechou com chave de ouro o último espetáculo dessa temporada.

O público curtindo a última edição em 2023 - Foto: Idear Produção
O projeto "O Choro desta cidade sou eu" foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, realização da Idear Produção e Clube do Choro de Belo Horizonte.

O Clube do Choro de BH se orgulha de, ao lado dos seus parceiros e patrocinadores poder, novamente, valorizar e difundir o mais autêntico gênero musical urbano do Brasil e cumprir um dos seus propósitos estatutários de difundir a boa música brasileira.

Confira o álbum completo de fotos e vídeos desse eventoCrédito das imagens: Idear Produção