24 de junho de 2020

O TICO-TICO QUE VOOU O MUNDO TODO.

Zequinha de Abreu
"Tico-Tico no fubá" é um Choro composto por Zequinha de Abreu que ficou imortalizado na voz de Carmen Miranda, e com o tempo, tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas do mundo. Foi apresentada pela primeira vez em um baile da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em 1917, sob o nome de Tico-Tico no Farelo. A canção recebeu o nome atual em 1931, já que existia outra de mesmo título, composta por Canhoto. No mesmo ano foi incluída pela primeira vez em disco, gravado pela Orquestra Colbaz. Embora seja essencialmente instrumental, tem letra de Eurico Barreiros e Aloísio de Oliveira, além de uma versão em inglês de Ervin Drake.

A composição atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando fez parte de nada menos do que seis filmes em Hollywood, inclusive filmes estrelados por Esther Williams. A canção aparace com duas letras, uma feita no Brasil, e outra versão escrita nos Estados Unidos por Aloísio de Oliveira para Carmen Miranda que a gravou pela Decca Records em 1945, e a apresentou no filme Copacabana de 1947, no qual contracena com o Groucho Marx.

Também no cinema, parte da história sobre a canção foi contada no filme Tico-tico no Fubá de 1952, dirigido por Adolfo Celi. E seguindo seu alcance internacional, a seleção brasileira de nado sincronizado utilizou com sucesso a canção como tema no XV Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na cidade de Barcelona, em 2013, além de ter sido executada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, por Roberta Sá interpretando Carmen Miranda.

"Tico-Tico no fubá"  é considerada por muitos como a obra maior de Zequinha de Abreu, não apenas pelas qualidades musicais, mas pelo alcance de sua audição. Foi gravada pela organista Ethel Smith em 1941, que fez grande sucesso internacional, e por Ray Conniff. Em 1942, além de regravada pela Rainha do Chorinho Ademilde Fonseca, pela Orquestra Tabajara, Benedito Lacerda, Waldir Azevedo, Garoto, Pixinguinha, Dominguinhos, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima, Yamandu Costa, Raphael Rabello, Armandinho, Ney Matogrosso,  Paulo Moura, João Bosco, Daniela Mercury e muitos outros. Ganhou também gravações internacionais com Michel Legrand, Mantovani, Henry Mancini, Charlie Parker, Paco de Lucia, Jacques Klein, Liberace, Paquito D'Rivera, Ray Ventura e Orquestra Filarmônica de Berlim.

E uma das mais recentes versões nos chega pelo quarteto instrumental Toca de Tatu, em um clip gravado durante esta quarentena do Covid 19.
o grupo formado pelos músicos Abel Borges (percussão), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Luísa Mitre (piano e acordeão) divulga o Choro, além de explorar outros gêneros da MPB, como o samba, baião, maxixe, valsa e o tango brasileiro. As memórias e a versatilidade da música instrumental são preservadas e contemplam importantes autores, além da produção autoral. O resultado deste trabalho é uma sonoridade original e criativa.

Apreciem "Tico-Tico no fubá" com o grupo Toca de Tatu.