SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

28 de dezembro de 2021

“Caderno de Choros (vol.1)”, coletânea de partituras com composições de Marcelo Chiaretti está sendo lançada hoje. A publicação tem formato e-book e download gratuito.

Marcelo Chiaretti- Foto: FEA

O flautista, compositor e educador musical Marcelo Chiaretti está lançando hoje (28/12) o e-book “Caderno de Choros (vol.1)”, uma coletânea de partituras com suas composições, a maioria inéditas. A edição foi concebida para ser em formato e-book e pode ser baixada gratuitamente.

Marcelo Chiaretti - Foto: Olivier Lob
MARCELO CHIARETTI que tem especial interesse pelo trabalho de criação, de composição e de práticas musicais coletivas associado à performance, à pesquisa e à educação musical, estudou música na Fundação de Educação Artística (FEA) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde formou-se em composição. Possui mestrado em Musicologia pela Université Paris VIII e atualmente é doutorando em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. 

Em paralelo aos estudos acadêmicos, sempre buscou ampliar e diversificar sua formação com artistas, instrumentistas e mestres do choro, do samba, das bandas de pífanos do Nordeste, da música instrumental, do jazz e da música contemporânea. Desde novo, participou de muitas oficinas, cursos e festivais, como também de grupos musicais, estabelecendo em sua trajetória um constante e contínuo aprendizado, seja através do estudo e da pesquisa, seja a partir da convivência e da experiência compartilhada na prática cotidiana do fazer música.

Ele participou de muitos trabalhos e projetos musicais em Belo Horizonte e também em Paris, na França, atuando como flautista e arranjador em shows, concertos e gravações, e também como educador musical em escolas, festivais, universidades, projetos e instituições de ensino. Com o conjunto Corta Jaca, gravou dois discos (Corta Jaca, 2005 e Mina de Choro, 2007) e coproduziu com Lúcia Campos, o filme documentário “Na Levada do Choro” (2008) , uma importante e pioneira pesquisa sobre instrumentistas, compositores, histórias e lugares do choro em Belo Horizonte e algumas cidades de Minas Gerais. Mais recentemente, produziu e lançou o disco “Entre o Norte e o Poente ” (2018) com choros e composições instrumentais, em parceria com o violonista e compositor Cristiano Vianna.


CADERNOS DE CHOROS (VOL.1) - Em 2021, selecionado através do edital de bolsas para artistas da Lei Aldir Blanc, Marcelo Chiaretti produziu o e-book “Caderno de choros (vol.1)”, uma coletânea de partituras com suas composições, a maioria inéditas.

Sobre essa produção ele nos conta: “A ideia inicial do projeto era, na verdade, trabalhar na feitura de um caderno de choros durante os primeiros meses do ano de 2021, compondo, transcrevendo e editando um total de dez choros. Porém, com o prazo prorrogado, resolvi continuar produzindo o caderno, e acrescentando os choros que continuei criando ao longo do ano e, com isso, agrupei trinta choros neste caderno. O mais recente terminei ontem antes de lança-lo virtualmente”. 

A edição foi concebida para ser em formato e-book e pode ser baixada gratuitamente. Chiaretti se preocupou em facilitar o acesso para outros instrumentos e instrumentistas, os choros estão escritos na clave de sol e na clave de fá e também com partituras para instrumentos em Bb. Muitos choros são choros homenagens, com dedicatórias a pessoas queridas. “O começo do caderno apresenta uma série de composições que tenho dedicado principalmente aos mestres e mestras da música e do choro. Trata-se de um conjunto que está sempre ampliando, pois está em constante produção, porque são muitas pessoas que merecem ser homenageadas e nos inspiram tanto a tocar e fazer música !”

Chiaretti se apresentando em evento promovido
 pelo 
Clube do Choro de BH. Foto Action BHZ
HOMENAGENS E MUITOS OUTROS CHOROS 
Apesar da maioria das músicas serem inéditas, Chiaretti resolveu iniciar seu caderno com um dos seus primeiros choros gravados. “O caderno inicia com “Bença, Mozart”, um choro dedicado ao querido Mozart Secundino, ainda em vida, e que hoje é o nosso anjo protetor das rodas de choro da cidade, gravado no segundo disco do conjunto Corta Jaca. É como se eu pedisse mais uma vez a sua benção, como eu sempre fazia quando nos encontrávamos. Os outros choros em seguida, também são dedicados a mestres e mestras, chorões e choronas, como os queridos mestres Zito do Pandeiro e Zé Carlos do cavaquinho, músicos experientes e figuras fundamentais da história do choro em Belo Horizonte, que temos a felicidade de poder conviver nas rodas da cidade, onde são sempre muito presentes e atuantes”. O choro para Zé Carlos é uma homenagem pelo seu aniversário, e o maxixe, para o Zito do Pandeiro. “Um bom dia para o Zito” faz parte dos choros que o mestre ganhou este ano de músicos e musicistas de BH. “Isso começou na quarentena. Todas as manhãs Zito nos envia mensagens de bom dia pelo grupo whatsapp e ouvir sua voz desejando um a um, bom dia a todos é como receber uma carga de alegria e bom humor que faz a gente começar bem mais um dia.”

Dentre as muitas composições recentes e inéditas, vale destacar as parcerias de alguns choros, como em “Flutuando”, em parceria com o flautista Toninho Carrasqueira, e Monte sião, com Artur Padua, um lundu com cavaquinista carioca Jayme Vignoli chamado Bagaceira, além de Um trombone nas quebradas, Mandinga, parcerias com o violonista Cristiano Vianna, Mandinga, com quem Chiaretti possui muitas composições. “Compor em parceria é um grande aprendizado, e uma maneira bastante peculiar por se tratar de música instrumental, onde procuramos conversar pelas linhas da pauta e imaginar como o outro escuta nossas proposições, e assim vamos criando com a escuta do outro. E com isso, até nas minhas composições que faço sozinho, parece que também continuo procurando esse diálogo com o outro, com as rodas, com os mestres e com as pessoas amigas.” Conclui Chiaretti, nos entregando generosamente esse valioso trabalho. 

Clica na imagem ao lado e faça o download gratuito.