SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

28 de junho de 2020

ÀS VEZES A VIDA É MESMO DESVAIRADA...

Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto era multi-instrumentista.

Desvairada é um termo definido nos dicionários como "sem coerência ou equilíbrio, desprovida de juízo, sem orientação, fora de si, desnorteada, exaltada, louca, alucinada". Então o que pensar quando o termo chega nominando uma Valsa-Choro, daquelas das melhores e assinada por um mestre?
A obra musical em questão foi composta por Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto um dos mais brilhantes e talentos violonista de todos os tempos, nascido em São Paulo, em 28 de junho de 1915. O aniversariante desta data, esse virtuoso multi instrumentista, completaria hoje 105 anos. 

Ele começou a carreira bastante cedo, com apenas 11 anos de idade, o que lhe rendeu o apelido de "O Moleque do Banjo" e posteriormente, Garoto. Com sua maneira de interpretar o Choro e o Samba ao violão e de compor, foi o homem que deu novo rumo à Música Popular Brasileira.  Ele é considerado por muitos um precursor, um verdadeiro mestre, o reformulador da linguagem harmônica do violão. Influenciando alguns dos maiores nomes da nova geração, indicou o caminho que levou a alguns anos depois à chamada Bossa Nova. 

Aníbal Sardinha nos deixou muito cedo, aos 39 anos e vitimado por um ataque cardíaco. Pouco tempo para tanto talento e inspiração. Então a gente retoma aquela questão, e chega até a pensar: às vezes, essa vida é mesmo desvairada... O tempo foi pouco na pauta da existência física, mas Garoto ressoa na eternidade da música brasileira. 

Segundo registros, "Desvairada" teve sua primeira Gravação pela Odeon em 27 de março de 1950 e lançada em junho seguinte (disco 13016-B, matriz 8665). E esta valsa-choro tão apreciada, uma composição em "redemoinho", é o que trazemos para celebrar o dia com Garoto.

Os violonistas mineiros André Oliveira e Augusto Cordeiro participam desta homenagem abrindo suas janelas musicais em mais uma edição do projeto "Entre Janelas", lançado durante a Pandemia da Covid-19.  Desfrutem de "Desvairada", numa bela interpretação em 14 cordas.


A produção e edição do Projeto "Entre Janelas" é de André Oliveira e as várias edições já lançadas estão disponíveis em seu canal no Youtube.