9 de agosto de 2022

Noite de Lua Cheia com Seresta & Serenata – Popular e Imperial em Mariana acontece neste fim de semana.

Projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale apresenta cortejos com bandas locais e apresentações na Praça da Sé, mais dois shows com as orquestras convidadas: BIOS -Bombeiro Instrumental Orquestra Show e a “Já Te Digo”.

O palco do “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” reserva grandes atrações para o próximo sábado. Foto: Divulgação.

Neste sábado, dia 13 de agosto, o projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” apresenta na cidade de Mariana mais uma noite de música em noite de Lua Cheia. A programação começa com cortejos pelas ruas históricas do município, às 19 horas, e segue com apresentações de bandas locais e das orquestras BIOS (Bombeiro Instrumental Orquestra Show) e Já Te Digo a partir das 20h, na Praça da Sé.

Quem abre a série musical são os grupos tradicionais de Mariana: a Sociedade Musical União XV Novembro que sai em cortejo da sua Sede, localizada na rua Direira; e a Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus que inicia seu cortejo na Igreja de São Pedro, sob a regência do maestro Afonso Júlio Jales.

Sociedade Musical União XV Novembro ( Foto: Luciano Almeida)
Com 120 anos de ações ininterruptas, a SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO XV NOVEMBRO nasceu em Mariana, por iniciativa do médico, professor, líder político local e diretor do Partido Republicano da cidade, Dr. Gomes Freire de Andrade.
Vem no decorrer do tempo mantendo a tradição e qualidade musical da corporação, verdadeiro orgulho da cidade de Mariana.

Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus (Foto: Padre Viegas)
Datada de 1980, a SOCIEDADE MUSICAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS nasceu com o objetivo de administrar o ensino gradativo e gratuito da música entre seus associados, tocar em solenidades e realizar apresentações em praças públicas e outros locais.
Em outubro de 2004, lançou o seu primeiro CD. Com regência de Afonso Júlio Jales, a orquestra já se apresentou no 2° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo.

Na sequência, a BIOS- Bombeiro Instrumental Orquestra Show formada por 10 músicos, distribuídos em saxofones, clarinetes, trombone, trompetes, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, faz a sua estreia no projeto trazendo sonoridades do jazz e da bossa nova, resgatando o valor da música instrumental.

Orquestra BIOS em sua formação atual - Foto: Mitchell Nazar
A BIOS busca apresentar ao ouvinte um show diferente e inovador, misturando música e informação cultural.
A orquestra, que nasceu em 2006, resgata o valor da música instrumental nos mais diversos estilos, promovendo a inclusão cultural de crianças, jovens e adultos.

Em seguida, quem assume o comando da noite é a ORQUESTRA JÁ TE DIGO, criada em 2016, como uma homenagem ao mestre Pixinguinha.

A Já  Te Digo é uma orquestra com som de Pixinguinha, de baile, de festa de rua, de choros, polcas, maxixes, marchas e sambas de antigos carnavais, que reverbera o acervo musical brasileiro por meio de seus componenstes.

Atualmente, é formada pelos músicos Agostinho Paolucci (Violão), Alaécio Martins (Trombone e Bombardino), Aldo Bibiano (Tuba), Marina Gomes (Percussão e Voz), André Marques (Clarineta), Artur Padua (voz e apresentação), Eduardo Macedo (Cavaquinho), Juventino Dias (trompete), Marcelo Chiaretti (flautas e direção), Natália Mitre (Percussão), William Alves (Trompete), Pedro Mota (Trompete), Cláudio Queiroz (Bateria) e Emília Barros (Clarineta).
Os instrumentistas propõem através do projeto, a realização de um trabalho inédito, com arranjos e composições do próprio compositor na sua formação original. No repertório estão marchas, polcas, sambas, choros e maxixes, que trazem a nostalgia dos carnavais e festa de rua de antigamente.

Orquestra Já Te Digo e seu som de Pixinguinha e outros  gêneros populares brasileiros
Foto: Pedro Vale
Seresta & Serenata – Popular e Imperial em Mariana
Data: 13/08/ 2022 - Sábado
Horário:
- 19 horas: Cortejos - Banda XV Novembro saindo de sua sede, na rua Direita e Banda Sagrado Coração de Jesus da igreja de São Pedro
- 20 horas: Apresentações das Bandas na Praça da Sé
- 20h30: Serenata Imperial - Show Bombeiro Instrumental Orquestra Show - BIOS
- 22 horas: Seresta Popular - Show Orquestra Já te Digo
Local das apresentações: Praça da Sé – Mariana/MG
Maiores informações - Site: www.sspi.art.br

O projeto Seresta & Serenata – Popular e Imperial em Mariana é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte. Realização Idear Produção, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal.  Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org