10 de agosto de 2022

O Choro em destaque no XXVIII Festival da Associação Brasileira de Trombonistas que acontece em BH.

Rômulo Santiago e o Mineiro Alaércio Martins comandam um Workshop temático hoje e a Noite do Choro, amanhã.

O cearense Rômulo Santiago e o Mineiro Alaércio Martins comandam a Noite do Choro. Foto: Divulgação

Belo Horizonte está sediando o XXVIII Festival da Associação Brasileira de Trombonistas. A programação que iniciou na segunda-feira (8) e segue até sexta feira (12) está sendo conduzida por nomes importantes do Brasil e do exterior e conta com a coordenação geral do associado do Clube do Choro de Belo Horizonte, Dr. Marcos Flávio Aguiar, Presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas.

CHORO EM DESTAQUE
Incluindo masterclasses, recitais e concertos na  programação, o  evento contempla diversos gêneros musicais e deu também ao Choro um destaque muito especial.

Nesta quarta-feira (10), às 16 horas, no Conservatório UFMG, acontece o MASTER CLASSE E WORKSHOP DE CHORO com o trombonista ceraense, Rômulo Santiago

Regente titular da Banda Juvenil Dona Luíza Távora do Colégio Piamarta, responsável pela formação de várias gerações de músicos, entre eles muitos que se dedicam ao Choro, Rômulo Santiago é um dos mais reconhecidos instrumentistas cearenses. Percorreu o país tocando em shows do cantor e compositor Raimundo Fagner e também atuou com mestres como Tarcísio Sardinha, Luizinho Duarte, Zé da Velha e Silvério Pontes, Zé Menezes, Maurício Carrilho, Cristóvão Bastos, Francis Hime.
Com a Banda do Piamarta, se apresentou em turnês na Itália e na Áustria. Também integrou, como tubista, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Construiu uma trajetória de devoção à música instrumental brasileira, além de colaborações com inúmeros nomes da cena cearense.

E entre os shows programados para o circuito Off palco, inclui-se a NOITE DO CHORO com o mineiro  Alaécio Martins,  referência do trombone no Choro e o cearense Rômulo Santiago. Na quinta-feira (11), às 22 horas, eles levam o trombone no Choro para um apresentação no Restaurante Sulameria, na Floresta.

O trombonsita Alaécio Martins que já se apresentou como convidado especial do Clube do Choro de BH em vários eventos sempre oferecendo participações muito especiais com seu trombone de vara na execução do melhor do Chorinho.
Alaécio iniciou seus estudos musicais na Banda Mirim, em Diamantina - MG. Graduou-se Bacharel em Trombone/Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e é Mestre em Ensino das Práticas Musicais.
Atuando na área de música popular e também erudita, foi trombonista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entre 2007 e 2016. Integrou diferentes grupos de música instrumental, como: Mistura Orquestra, grupo de choro Corta- Jaca, as bandas de gafieira Senta a Pua e H-Fieira. Atualmente, desenvolve pesquisa do Choro escrito para bandas de música em Minas Gerais e integra a Orquestra Já Te Digo, grupo dedicado a interpretar arranjos originais de Pixinguinha, bem como, de integrantes do grupo.
Tem participado de vários festivais de aperfeiçoamento com professores de renome no âmbito popular e erudito e atuado em shows e gravações de artistas da cena mineira e brasileira. Alaécio é um querido entre seus companheiros e para os mais chegados, ele é o Lalá, Lalá do Trombone.

Na sexta-feira (12), acontece a confraternização de encerramento com o BAILÃO DA ABT reunindo no restaurante O Muringueiro vários instrumentistas em torno do Choro e do Samba.

O festival além de contemplar o Trombone no cenário brasileiro está destacando à força do cenário do trombone em BH e Minas Gerais oferecendo esse panorama com a participação do Coral de Trombones e Tubas da UFMG, com o naipe da Filarmônica ou com artistas solo, entre eles Leonardo Brasilino, João Machala e Alaécio Martins.

Como de praxe, o evento de abertura presta homenagens em âmbito nacional e regional. Desta vez, em ambas esferas, os nomes escolhidos foram de Minas. A homenagem nacional foi dedicada à família Maciel – o José, o Edson e o Edmundo –, que são naturais de Belo Horizonte.
O homenageado regional é o professor Hélio Pereira que foi trombonista militar e é aposentado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, além de  Associado e Conselheiro do Clube do Choro de BH.