SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

23 de agosto de 2022

A trajetória e experiência de Valmyr de Oliveira como instrumentista, compositor, especialista e mestre em educação musical são destaques de hoje no ciclo de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro".

Valmyr de Oliveira - Foto: Vinícius Giffoni

A segunda temporada do ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro” continua nesta terça-feira (23) e traz como convidado, o violonista, professor e compositor Valmyr de Oliveira. Este projeto produzido e apresentado pelo violonista e professor Celso Faria vai ao ar às 20h30 pelo Youtube.

Nascido na pequena cidade de Buenópolis, Valmyr de Oliveira mudou-se aos onze anos de idade (1971) para a cidade de Montes Claros, ambas no interior de Minas Gerais, onde conviveu desde muito cedo com a forte influência folclórica da região. No ano seguinte, já matriculado no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, iniciou seus estudos de violão com sua prima, Geni Rosa - ali, também foi aluno de Mauro Necésio e Lindolfo Bicalho.

Valmyr é Bacharel e Licenciado em Música, e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestre em Educação Musical pela UFRJ. Atuou como professor nos Conservatórios Estaduais de Música Lorenzo Fernandez (Montes Claros) e Lia Salgado (Leopoldina), ambos em Minas Gerais. No Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro-RJ), lecionou diversas disciplinas, foi coordenador dos cursos de bacharelado, fundador e coordenador técnico do Estúdio CBM, além de fundador e integrante, até os dias atuais, da Camerata de Violões.

Atualmente, é professor de musicalização no Colégio Porto Real (Rio de Janeiro), além de atuar como violonista, compositor, arranjador e produtor musical. Foi integrante do Grupo Folclórico Banzé e do Grupo Instrumental Marina Silva (ambos em Montes Claros).

Com extensa discografia, destacamos seus dois trabalhos autorais: "Brilho de Saudade" (1996) e "Trejeito" (2010), que você poderá ouvir logo a seguir:


Programe-se e não perca esta entrevista que vai ao ar às 20h30, com transmissão pelo Canal Celso Faria no Youtube. Convide os amigos e participe ao vivo através do Chat.