18 de julho de 2022

Festival Choro & Samba - Edição Mariana promove segundo show da série trazendo ao palco grandes nomes da música mineira.

Festival Choro & Samba - Edição Mariana promovendo a cultura em  Minas Gerais. Foto Actionbhz

O Festival Choro e Samba - Edição Mariana, uma realização do Clube do Choro de Belo Horizonte que estreou no mês de junho, terá sua continuidade garantida devido ao grande sucesso alcançado junto ao público. O segundo espetáculo da série será realizado na próxima sexta-feira (22), na Praça Sé, a partir das 20h30 e trará novas e imperdíveis atrações musicais. Entre elas, a cantora Erika Curtiss e o grande sambista da nova geração, Pirulito da Vila. Esse evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mariana, apoio cultural do Instituto Roque Camello e produção da Idear Produção Cultural & Artística.

Várias são as matizes na música popular brasileira. Mas, dentro deste contexto, dois gêneros musicais, com toda a certeza, tem a preferencia do público. São eles, o Choro e o Samba. Dai a origem deste festival, já realizado por seis vezes: no ano de 2011 em Paraty (RJ), em 2012 em Itaúna (MG) e também no espaço Funarte em Belo Horizonte. Nos anos de 2015 e 2016 foi realizado no estacionamento do Parque das Mangabeiras (BH) em conjunto com o projeto Botecar. A 6ª edição realizada também em 2016, aconteceu na praça Duque de Caxias, em Belo Horizonte. Todas as edições  alcançaram grande sucesso de público, o que vem se repetindo nesta 7ª, que está sendo realizada na histórica cidade mineira de Mariana.

Grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH - Foto: divulgação.

O Clube do Choro de BH é uma instituição totalmente voltada para o incentivo e a divulgação da música – e em especial, o gênero Choro – através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentações de audições musicais em praças, casas de espetáculos, bares e espaços culturais. Nestes 16 anos de existência a instituição conquistou seu lugar no cenário cultural e musical do estado. O seu grupo de Choro é integrado por sócios músicos, profissionais e amadores. E é ele que irá recepcionar e acompanhar, em grande estilo, os cantores convidados da noite.

A cantora Erika Curtiss é quem abre o palco na próxima sexta. Foto: divulgação.

Mineira da cidade de Ouro Preto, Erika Curtiss é quem abre o palco, às 20h30, cantando ao lado do grupo do Clube do Choro de BH. Conhecida pelo seu timbre raro, interpretações suaves e firmes, totalmente envolventes, Erika graduou-se em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2003, mas percorre o universo da música popular brasileira há 26 anos.

Desde 2010 ela tem uma bem sucedida parceria com o Grupo Samba de Sobra, com o qual realiza um trabalho de pesquisa, difusão e valorização do Samba de Raiz, do Choro e das marchas de Carnaval, maxixes e ritmos brasileiros. Em seu repertório ela interpreta compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Paulinho da Viola, João Nogueira, Dona Yvone Lara, Monarco, Adoniram Barbosa, Zé Keti dentre outros. Em seus shows ela promove um clima musical dançante, alegre, festivo e forte interação com o público.

Pirulito da Vila é um dos convidados do
Clube do Choro de BH para esta edição
do Choro & Samba. Foto: divulgação

A segunda grande atração da noite será o grande sambista da nova geração, Pirulito da Vila. O compositor, cantor e grande ritmista sob ao palco às 22 horas, também como convidado do Clube do Choro de BH.

Ex-integrante do grupo musical Cachaça com Arnica, agora em fase solo, Gilmar Styerfeson, o conhecido Pirulito da Vilaé natural de Itabirito (MG) e sempre foi um prodígio em matéria de música.

Aos sete anos foi ritmista na Escola de Samba em Cima da Hora e aos quatorze ingressou no Axé Igbá, grupo rítmico com fortes raízes na cultura negra. Ali, rapidamente se tornou mestre de bateria. Aos dezenove montou ao lado de Tico e Beto Senegal, a Banda Senegal, onde teve as suas primeiras músicas gravadas. Pirulito da Vila tem uma importante passagem pelo grupo Cachaça com Arnica. Com o grupo compôs vários sambas e gravou seu primeiro vídeo clipe, imortalizando a Mercearia Paraopeba, ponto turístico de Itabirito, reconhecido internacionalmente.

Ele já gravou CDs com outros compositores e cantores importantes da música mineira e carioca e ao lado do grupo Cachaça com Arnica gravou seu primeiro CD solo, aos 33 anos. Em 2015 ele lançou seu CD, batizado de “Tudo começa em Samba”, que é o resultado de muitos anos de batalha e experiências profissionais enriquecedoras. O trabalho apresenta um artista maduro e experiente, que se revela um sambista de primeira grandeza.

Com esses grandes artistas que se apresentam na próxima sexta-feira, o Festival Choro & Samba mantem o grande objetivo do projeto: proporcionar aos amantes de longa data dos gêneros, e aos futuros apaixonados, a oportunidade de desfrutar de uma bela amostra do que temos hoje no país, nestas duas grandes vertentes musicais.  Programe-se, convide os amigos e leve toda a família.

Choro & Samba - Edição Mariana
Data: 22 de julho 2022 - Sexta-feira