19 de julho de 2022

Seresta & Serenata: uma programação musical para todas as idades na histórica Mariana.

A segunda edição do projeto realizado pela VALE apresenta cortejo e apresentações musicais com bandas regionais formadas por crianças e adolescentes, e convidados especiais, Grupo “Gafieirando” e Coral BDMG.

A 1ª edição do Seresta & Serenata reuniu grandes nome no palco e mobilizou um público expressivo na Praça da Sé. Foto: Actionbhz

No próximo sábado, 23 de julho, a cidade de Mariana recebe mais uma edição do projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” para aquecer as noites de inverno. Com um formato que inclui cortejos pela cidade histórica e apresentações na Praça da Sé, desta vez, o público será presenteado com bandas regionais e atrações convidadas. O Coral BDMG, representando a serenata popular; e o grupo Gafieirando, no segundo show da noite de Lua Cheia, a Seresta Imperial.

Quem dá início às apresentações são as bandas Sociedade Musical São Vicente de Paulo – composta por crianças e adolescentes- e Corporação Musical São Sebastião de Claudio Manoel, que sairão de dois pontos distintos, uma do Terminal e outra do Colégio Benevides, às 19h00, se encontrando na Praça da Sé, às 20h.

A Sociedade Musical São Vicente de Paulo será uma das responsáveis pela abertura do evento. Foto: Divulgação.

O primeiro show da noite será com o Coral BDMG, de Belo Horizonte. Com mais 30 anos de história, o coro é formado por funcionários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e convidados, com regência do maestro Arnon Oliveira. O grupo realizou apresentações no Brasil e no exterior, com participações em recitais na América Latina e Europa. No repertório, canções do erudito e popular, com especial atenção à música brasileira.

Coral BDMG - Foto: Nereu Jr.

Na sequência, o grupo Gafieirando subirá ao palco com os experientes Daniela Spielmann no saxofoneSilvério Pontes no trompete e Alexandre Maionese na flauta.

O Grupo Gafieirando trará para o evento grandes nomes
da música brasileira.  Foto: Aline Caciano

O grupo se completa com: Domingos Teixeira no violão, Rodrigo Villa no contrabaixo e Rodrigo Scofield na bateria e participação especial da cantora Alana Moraes.

O repertório, no show “Gafieirando na Seresta”, preparado para encantar o público presente, está recheado com serestas e canções românticas nacionais, em conformidade com a proposta do projeto, com uma abordagem sensível nos arranjos e interpretação, resultando em um espetáculo muito bom para se assistir, mas se quiser interagir, dançando, fiquem à vontade, a praça é de vocês.

O projeto Seresta & Serenata é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da VALE, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte, com a realização a cargo da Idear Produções.

Corporação Musical São Sebastião de Cláudio Manoel também
abrilhantará o evento participando do Cortejo de bandas. Foto: divulgação

Sobre o Instituto Cultural Vale: O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Seresta & Serenata – Popular e Imperial em Mariana