1 de junho de 2022

Projeto Encontro do Violão Brasileiro estreia em BH nessa quinta feira. Noite mineira reúne Celso Moreira, Carlos Walter e Lucas Telles no palco do CCBB BH.

O projeto Encontro do Violão Brasileiro, em sua primeira edição, propõe uma programação especial sobre o violão popular brasileiro nos espaços do Centro Cultural Banco do Brasil nas quatro capitais em que ele mantém atuação. De 2 a 5 de junho, o CCBB-BH será palco do Encontro do Violão Brasileiro. O projeto promove uma verdadeira homenagem à escola de violão popular do país, com shows, encontros no palco e workshop.

A série inclui a realização de 13 datas e conta com 25 violonistas em sua programação. A estreia acontece amanhã (02/06), em Belo Horizonte, tendo Thiago Delegado como anfitrião e performer dividindo o palco com nomes expressivos do universo violonístico, começando pelo anfitrião do Encontro. O encontro trará ao palco do CCBB - BH: Guinga e Gabrielle Leite, Zé Paulo Becker, Duo Siqueira Lima, além dos violonistas mineiros: Celso Moreira, Carlos Walter e Lucas Telles.

Referência no violão de sete cordas, o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado se destaca por sua performance que mistura a sonoridade simples à sofisticada composição. Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, Delegado incursiona por diferentes gêneros musicais. O resultado é um som moderno, animado, virtuoso e surpreendente. Uma das características mais marcantes do trabalho do instrumentista é a capacidade de atrair o público, tornando a música instrumental acessível a todos através de interpretações calorosas. Thiago estará no palco todos os dias recebendo os artistas convidados e apresentará uma masterclass no sábado, dia 4 de junho. A aula é gratuita.

Na próxima sexta-feira (03/06) a noite é toda mineira. E o Encontro do Violão Brasileiro trará ao palco do CCBH-BH grandes violonistas do Estado.

Encontro de três ícones do violão mineiro no palco do CCBB BH- Foto: divulgação

O primeiro é Celso Moreira. O músico mineiro Celso Moreira possui uma longa carreira. O menino que veio de Guanhães para Belo Horizonte adquiriu paixão pela música, assim como o pai, e decidiu se enveredar por esse caminho. Hoje, já são quarenta anos se apresentando com seu violão e sua guitarra e conquistando o público com suas melodias.

Nossa Noite Mineira é dia 03 de junho, às 20h, e Celso se apresentará junto com os violonistas associados ao Clube do Choro de Belo Horizonte, Carlos Walter e Lucas Telles.

Violonista e compositor mineiro, Carlos Walter é autor do livro "O violão e as linguagens violonísticas do choro" e do CD/Guitar Book "Calendário do (A)Feto" pelo qual recebeu o Prêmio Melhores da Música Brasileira na categoria Melhores Instrumentistas de 2015. Foi também um dos vencedores do Concurso Novas 2 de peças brasileiras para violão solo. Colaborou na organização do Songbook de Ian Guest (Lumiar/Irmãos Vitale) e do festival on-line Violões em Rede.

Lucas Telles é compositor, violonistas e produtor musical. Com trabalho reconhecido no cenário musical de Minas Gerais, o jovem músico foi vencedor por duas vezes do Prêmio BDMG Instrumental.
Seu primeiro disco autoral, “Outono”, foi lançado em 2019 pelo selo Savassi Festival Records, reunindo composições que passeiam por diferentes gêneros da música brasileira como choro, samba, jongo, valsa e forró, apresentando uma abordagem musical contemporânea. Suas composições e arranjos têm sido interpretadas por diversos artistas e ele já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos e Holanda.

Todos os detalhes sobre a programação, inscrição no masterclass, compras de ingressos e outras informações você acessa aqui: https://linktr.ee/encontrodoviolaobrasileiro. Prestigie.