9 de junho de 2022

Clube do Choro de Belo Horizonte comemora seus 16 anos de fundação com Feijoada Musicada no Mercado Central e homenagem póstuma ao sócio João Dias.

Entre os eventos programados para a celebração dos 16 anos de fundação do Clube do Choro de Belo Horizonte, acontece no próximo domingo (12), a partir das 11 horas, uma imperdível Feijoada Musical no Estacionamento do Mercado Central de Belo Horizonte. A programação do evento inclui, além da famosa Feijoada do Restaurante Jorge Americano, várias atrações musicais e homenagem póstuma ao associado João Dias. Os convites já se encontram à venda.

Dentro da programação, a Roda de Choro será promovida pelo grupo de músicos associados e convidados do Clube do Choro de BH.  Já o repertório de  Samba ficará por conta do famoso grupo "Zé da Guiomar" e a Big band dançante será comandada pelo "Samba e Choro de Quintal".

Músicos associados e convidados formarão o grupo base do Clube do Choro de BH no próximo domingo. Foto: Divulgação

Formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio Martinho (cavaquinho), Marcos Flávio (trombone), Gustavo Monteiro (7 cordas), Totove Ladeira (percussão), Alexandre Batista (percussão) e Rodrigo Martins (percussão), o ZÉ DA GUIOMAR se transformou em um dos grupos mais bem sucedidos de Minas Gerais. A fórmula: um instrumental eficiente, arranjos criativos e um repertório cuidadosamente escolhido, que mescla temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências.

Grupo Zé da Guiomar há mais de 20 anos garantindo o melhor do nosso samba. Foto: Divulgação
O grupo, que iniciou sua trajetória em 2000, tem como repertório o melhor do nosso samba com inserções na bossa nova e no choro. Foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira.
O Zé da Guiomar acaba de finalizar seu o quinto álbum, o primeiro no formato áudio visual, comemorando 20 anos de carreira, completados durante o período pandêmico. No repertório, uma seleção afetiva de 14 músicas gravadas nos álbuns anteriores, mesclando composições próprias e releituras.

Choro e Samba de Quintal se apresentará no melhor
estilo big band dançante. Foto: Divulgação
O SAMBA E CHORO DE QUINTAL chega com tudo para sonorizar a Feijoada Musical, no estilo big band dançante. Formado pelos instrumentistas associados ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio (Trombone) e Ramon, Braga (Percussão), além dos companheiros, Cleidiano Machado (Cavaquinho), Henrique 7 Cordas (Violão) e Juninho Braga (voz), o grupo tem se apresentando em variados eventos e festivais, sempre garantindo um show envolvente, dançante e bem fundamentado nos maiores compositores e interpretes dos dois gêneros, samba e choro, com interpretações e arranjos próprios.

HOMENAGEM  ESPECIAL AO SÓCIO JOÃO DIAS

O evento promovido pelo Clube do Choro no próximo domingo (12) ainda reservará espaço para uma homenagem póstuma ao Sócio João Dias que, ao longo de sua trajetória na instituição, foi sempre colaborador e participativo em todos os eventos sociais e assembleias.

João Dias em evento do Clube do Choro de BH,
ao lado de sua esposa Vera e do Presidente, Acir Antão.
João Dias foi comerciante no Mercado Central por 50 anos. Antes, era chofer de ônibus, mas o seu sonho sempre foi trabalhar com comércio. “Eu gostava tanto disso que, aos sábados, eu ia fazer linguiça para vender”, contou o Sr. João em uma entrevista concedida ao Portal de Notícias do Mercado Central.

Quando a paixão falou mais alto, ele foi trabalhar no Mercado com a intenção de vender feijoada. Na época, o que surgiu foi uma oportunidade de comprar uma loja de doces e queijos. Mesmo com a loja, ele trabalhava nos finais de semana vendendo as linguiças que fazia, além de miúdos como pé e rabo, que ele limpava e salgava para vender. Ele trabalhou por um tempo assim, até que teve a chance de comprar uma das lojas especializadas em produtos para Feijoada existente desde 1940, e assim realizar seu maior desejo.

Com o tempo, Sr. João foi aperfeiçoando o comércio: montou sua própria fábrica e passou a produzir os produtos que são vendidos na loja. Com ajuda dos filhos, ele e a esposa, Vera Lizardo Dias, expandiram o negócio para além do Mercado Central. Foi quando a Feijoada dos amigos do Mercado Central teve sua primeira edição, há 22 anos.

Na ocasião, a administração do Mercado ofereceu um almoço em homenagem à Policia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Como parceiros do evento, Sr. João e da dona Vera preparavam a feijoada em casa para servi-la aos convidados no Mercado. Ao longo dos anos, o evento cresceu e passou a ser realizado anualmente em comemoração do Dia Municipal da Feijoada (18 de maio).

Desta forma, o Clube do Choro de BH escolheu a Feijoada para celebrar com reverência a memória de seu querido associado João Dias e comemorar de forma muito especial os 16 anos anos de fundação da entidade, completados no último dia 31 de maio. Os ingredientes da receita de sucesso e amor das boas parcerias de João Dias com sua família e amigos, com o Mercado Central e o com Clube do Choro de Belo Horizonte é o que compartilharemos no próximo domingo. Programe-se, leve seus familiares e convide seus amigos para celebrar com muito Choro, a alegria desse encontro.

FEIJOADA MUSICADA - 16 anos do Clube do Choro de BH/ Homenagem ao Sócio João Dias
Atrações: Feijoada do Restaurante Jorge Americano, com produtos do Frigorífico Imperatriz/ Shows com Clube do Choro de BH, Grupos "Zé da Guimar" e "Choro e Samba de Quintal".
Data: 12 de junho 2022 (domingo)
Horário: 11 horas (abertura da portaria)
Local: Estacionamento do Mercado Central de Belo Horizonte
Convite individual: 1ºLote - R$120,00  - Bebidas pagas à parte