23 de abril de 2022

O acordeonista paraibano Luizinho Calixto é uma das atrações do Show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022. Ele abre o fole e deixa seu convite.

A Semana Nacional do Choro promovida pelo Clube do Choro de BH, em parceria com o SESC MG chega à sua 4ª edição. E como nos anos anteriores, o evento de 2022 irá reunir grandes nomes do cenário musical brasileiro para celebrar o mais autêntico gênero musical urbano brasileiro. O evento de abertura acontece nesse domingo (24), a partir das 9 horas na Praça Duque de Caxias.

Nesta edição, o Acordeon será o instrumento de destaque e proporcionará grandes apresentações protagonizadas por instrumentistas de renome internacional. O Minas ao Luar - Especial Clube do Choro irá reunir: Bebê Kramer (RS); Marcelo Jiran (MG), Marcelo Caldi (RJ) e Luizinho Calixto (PB) que farão apresentações individuais e reunidos ao grupo de instrumentistas do Clube do Choro de BH, em uma grande apresentação de encerramento.

Luizinho Calixto multi-instrumentista e compositor paraibano, natural de Campina Grande é um dos convidados especiais desta edição. Ele nasceu no ceio de uma família de sanfoneiros de oito baixos e aos dez anos de idade decidiu que seguiria os passos de seu pai e irmãos que juntos são referência na execução do fole de oito baixos na afinação transportada, um sistema de afinação muito diferente do que se toca no Nordeste do Brasil. Luizinho Calixto é também reconhecido por ser o primeiro artista brasileiro a cantar e se acompanhar com a sanfona de oito baixos no modelo de afinação mais comum no Nordeste brasileiro, fazendo uso dos recursos de harmonia aprendidos com Zé Calixto (irmão mais velho) que foi pioneiro em adaptá-lo para acompanhamento, rompendo com o paradigma de que o seu instrumento somente serviria para o solo de músicas instrumentais. Ele criou o primeiro método escrito para a sanfona de oito baixos no modelo de afinação nordestina. Luizinho teve a oportunidade de tocar com mestres como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e já acompanhou grandes nomes da música popular brasileira. Também possui uma sólida carreira internacional, se apresentando em Cabo Verde, na África, na Argentina, em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e na Alemanha. Ao todo gravou dezoito discos entre vinis e CDs.

Luizinho irá abrilhantar o show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 e já deixa aqui o seu convite pessoal:

Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: MINAS AO LUAR ESPECIAL SEMANA NACIONAL DO CHORO
Data: 24 de abril (domingo)
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH
Entrada: Gratuita

TRANSMISSÃO AO VIVO
Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.