SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

3 de agosto de 2021

A importante atuação de Maria Raquel, nos palcos e no ambiente acadêmico, em destaque no clico de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro".


Maria Raquel - Foto: Aloísio Castro Cambraia
A convidada desta semana para participar do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” é a violonista e professora Maria Rachel. Essa será a 13ª entrevista deste projeto transmitido sempre às terças feiras, às 20h30, pelo canal no YouTube do violonista,  professor e produtor cultural, Celso Faria

Mineira de Belo Horizonte, Maria Rachel Marcondes Tostes  é Bacharel em Violão pela UEMG (1986), Especialista em Educação Musical pela UFMG (1986) e Mestre em Música pela Manhattan School of Music (1989). Sua formação como violonista teve início em BH, quando ainda tinha 10 anos de idade, e onde foi aluna de Mozart Bicalho e José de Assis Martins. Ela também estudou com Isaías Sávio, em São Paulo.  

Sua estreia como violonista foi em 1968, no auditório do Minas Tênis Clube. Nesse mesmo ano, Maria Rachel foi protagonista da primeira performance de uma obra para violão e orquestra em Minas Gerais, quando se apresentou frente à uma orquestra solando o "Concerto em Ré Maior", de Antônio Vivaldi. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais, em BH.

O sucesso de suas performances como instrumentista continuaram nos anos seguintes. Em 1970, ela obteve Menção Honrosa no "Concurso Nacional de Violão" realizado em São Paulo e em 1971 foi Semifinalista no "Concurso Internacional de Violão" do Rio de Janeiro. Dentre as condecorações recebidas por ela, destacamos a "Comenda do Mérito Artístico", concedida pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes -, em 1976 e a "Medalha da Inconfidência", na categoria Distinção em Música, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 1990.

Maria Rachel também tem uma destacada e importante atuação no ambiente acadêmico. Em março de 1973, ela foi convidada a fundar o Curso de Violão na Escola de Música da Universidade Mineira de Arte, atual UEMG - o primeiro em uma instituição pública no Brasil. O mesmo ano em que teve seu registro aprovado pelo Conselho Federal de Educação, em Brasília, como Professora Titular de Nível Superior - ela está entre os dois primeiros professores brasileiros reconhecidos pelo MEC.  Maria Rachel fundou também o Curso de Violão na Escola de Música da UFMG, em 1976 - primeiro em uma universidade pública no Brasil. 

Programe-se e não perca logo mais a entrevista com Maria Raquel que trará muito mais sobre sua trajetória e contribuições ao universo do violão em Minas Gerais.