2 de agosto de 2021

O 3º ciclo de seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" segue em agosto. Hoje o encontro reúne flautistas de diferentes regiões.

O 3º ciclo de seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" segue no mês de agosto, com o foco em instrumentistas. A partir desta segunda-feira (2/08), representantes da flauta, saxofone/clarinete, cavaquinho, piano/acordeom e metais participam de debates transmitidos pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube e pela página no Facebook, a partir das 19h.

Os debates integram o processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O 1º ciclo ocorreu em novembro de 2020, abordando educação e acervos, e o 2º, entre abril e maio deste ano, versou sobre memória e cenas do Choro.
A pesquisa está sendo conduzida pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), selecionada em 2019 por edital para também documentar a instrução técnica do processo de registro. O trabalho que seria realizado presencialmente passou para o formato virtual, em virtude da pandemia de Covid-19.
Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, com documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que, posteriormente, serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

No seminário de hoje a flauta será o destaque com a participação dos instrumentistas Toninho Carrasqueira (SP), Zéli Brandão (PR), Cláudio Abrantes (AM), Andrea Ernest Dias (RJ), Thanise Silva (DF), Nilton Moreira (MG) e Antônio Rocha (RJ). A mediação será realizada por Joana Corrêa e Luciana Rosa. Não perca e participe ao vivo, através do chat.

E até lá, começamos nossas audições da semana com o flautista Nilton Moreira que irá representar Minas Gerais no seminário desta noite. Neste vídeo registrado durante o Encontro de Flautistas de Belo Horizonte realizado em 2019, Nilton sola "Betinho" uma composição assinada por Dante Santoro.  Aprecie.

.