29 de junho de 2021

Carminha Guerra, fundadora do Selo Karmim que inclui grandes violonistas em seu catálogo, é o destaque de hoje em "O Charme do Violão Mineiro".

Carminha Guerra - Foto: Clara Freitas

Acontece hoje (29/06) mais uma entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro”. A convidada é a pianista e produtora musical Carminha Guerra. Realizado de forma remota, o clico de entrevistas ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo YouTube e Facebook do idealizador e apresentador do projeto, o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.

Carminha Guerra é mineira de Belo Horizonte. Estudou piano no Curso de Extensão e, posteriormente, no Curso de Graduação da Escola de Música da UFMG, com Vera Lúcia Nardelli Campos.

Após atenta observação, quanto à lacuna discográfica na música brasileira, Carminha decidiu empreender um auspicioso projeto, a criação do Selo Karmim. Este, que já conta com sessenta e um cds, tem como lema: o selo do compromisso.

Em 1988, ocorreu o primeiro registro fonográfico do selo, "Floresta do Amazonas", de Heitor Vila-Lobos (1887-1959), com Maria Lucia Godoy (canto), Henrique Morelenbaum (regente), Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro e Coro Masculino do Rio de Janeiro - primeira gravação brasileira. Destacamos também, no catálogo do Selo Karmim, a presença da Orquestra de Câmara Sesiminas, da Orquestra de Ouro Preto, do bandeonista Rufo Herrera e Quinteto Tempos, do multi instrumentista Marco Antônio Guimarães, do Coral Infantil Cariúnas, além dos pianistas Arthur Moreira Lima, Tânia Mara Lopes Cançado e Eduardo Hazan.

O violão é um dos instrumentos mais bem representados no catálogo do selo. Dentre as produções violonísticas concretizadas por Carminha Guerra, podemos citar: "Cordas e Coração" (1989), "Vinícius nas Cordas de Gilvan" (1990), "Retratos" (1993), "Sol" (1995) e "Traquina" (1997), todos de Gilvan de Oliveira; "Universal", de Fernando Araújo; "Violões do Horizonte", álbum que reúne Toninho Horta, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Geraldo Vianna, Caxi Rajão, Weber Lopes e Wilson Lopes; "Paisagens Noturnas", com Odette Ernest Dias (flauta) e Jaime Ernest Dias (violão); "Coisas da Vida", com Wilfried Berk (clarinete) e Daniel Wolff (violão); e "Flor do Tempo", com Weber Lopes (violão) e banda.

Logo mais, em seu bate papo com Celso Faria, Carminha irá contar muito mais sobre sua trajetória como instrumentista e produtora musical, nos possibilitando também dimensionar a sua grande contribuição para o universo fonográfico da música brasileira. Não perca.

Até lá, vamos apreciar uma das realizações do Selo Karmim, do qual Carminha Guerra é a fundadora e grande responsável pela excelente qualidade das produções. Hoje nossa audição é também com uma grande pianista: Tânia Mara Lopes Cançado, que faleceu em 7 de maio de 2016 deixando uma vasta pesquisa e extraordinários registros instrumentais da obra de Ernesto Nazareth. Apreciem.

Gravações realizadas em setembro de 1988, na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro , para o Cd "Tributo a Ernesto Nazareth", produzido pelo selo Karmim.
Técnico de gravação - Frank Justo Acker
Piano - Steinway & Som