30 de junho de 2021

Sotaques do Violão lança nova websérie com algumas das maiores violonistas do Rio Grande do Sul.

Através de uma conversa descontraída e musical, o "Sotaques do Violão", projeto produzido por Fernando Graciola  traz à tona as diferentes sonoridades do instrumento tema. O programa acaba de lançar uma websérie com entrevistas e muita música destacando algumas das maiores violonistas do Rio Grande do Sul. O episódio de estreia com a violonista e pesquisadora Thais Nascimento já está disponível.

Fernando Graciola é  um dos grandes nomes da cena violonística gaúcha e latino-americana. Sempre envolvido em vários projetos, além dos recitais, onde interpreta tanto obras autorais quanto de compositores brasileiros e latino-americano, ele é o idealizador e produtor do Projeto "Sotaques do Violão" que consiste em um canal onde ele entrevista e toca com outros violonistas.
Além de compartilhar as músicas Fernando e seus os convidados, compartilham vivências. Desta forma, o material produzido para o programa já representa um grande acervo da música latino-americana; uma fonte de consulta obrigatória para quem toca, estuda ou gosta de violão.

Os episódios da nova websérie "Mulheres Gaúchas" destacam as instrumentistas Thais Nascimento, Fernanda Krüger, Andrea Perrone, Patricia Vargas, Flávia Domingues Alves, Sara Pinto, Ana Giollo e Amanda Carpenedo. E para não perder os próximos episódios, acompanhe a agenda de transmissão pelo perfil @sotaquesdoviolao.

A live de estreia com a violonista e pesquisadora Thais Nascimento foi ao ar no último sábado, dia 26 de junho, com transmissão pelo YouTube. Se você perdeu, é hora de assistir e celebrar esse grande encontro musical em nossa audição de hoje.

A porto-alegrense, Thaís Nascimento, licenciada, bacharela e mestranda em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de grande violonista, atua como pesquisadora e professora de Música, além de desenvolver trabalhos como compositora e arranjadora para violão solo e outras formações. Em 2021, gravou e lançou o álbum “Expressivas - Mulheres Compositoras para Violão”, dedicado à violonista Mayara Amaral. Thaís também desenvolve os projetos “Mulheres Compositoras para Violão”, com programas de entrevistas com violonistas mulheres e AIVIC - Associação Internacional de Violonistas Compositoras.