22 de maio de 2021

LUCAS LADEIA EM NOVIDADES MUSICAIS

Lucas Ladeia em Ilustração de Marcos Bicalho

O Cavaquinista e compositor, Lucas Ladeia está em franca produção musical. Ele acaba de estrear a nova temporada do seu projeto Cavaquinho Solista e, neste domingo (23), será o convidado especial do Programa Mistura Fina. Além do trabalho solo, ele também tem novidades como integrante do Grupo Toca de Tatu que acaba de anunciar a websérie "Por dentro das composições".

Cavaquinho Solista é um projeto de pesquisa e criação fomentado pela Lei Aldir Blanc 2020. Foi concebido em um formato mais íntimo, onde Lucas Ladeia interpreta arranjos para cavaquinho como instrumento solo, com objetivo de criar um momento de conexão entre o ouvinte e a música, além de mostrar as belezas desse instrumento.

A pesquisa para o projeto se deu pelo estudo de diferentes texturas musicais e suas possibilidades de adaptação para o âmbito do "cavaquinho solista", termo utilizado para designar a prática musical do cavaquinho sem nenhum outro instrumento acompanhando. O processo culminou na composição de quatro peças, cada uma apresentando uma textura musical diferente como principal elemento estruturador.

O projeto estreou na segunda feira (17/05) e trouxe "Esperançar", música composta na textura conhecida por "melodia acompanhada". Já "Fraternizar'", a segunda da série, foi composta em uma textura de contraponto a duas vozes. Lançada na última quinta feira, também já está disponível no canal Youtube do compositor.

Após a publicação das quatro peças, o compositor pretende disponibilizar no canal uma aula na qual demonstrará alguns desafios na utilização dessas texturas durante os processos de pesquisa e composição, e apresentar exercícios que praticou para o desenvolvimento técnico necessário à performance das peças.

Nesse domingo (23) Lucas ganha novamente destaque na cena cultural. Desta vez como convidado do Mistura Fina,  programa que vai ao ar às 22 horas, pela Rádio Inconfidência. O programa é sempre composto por conteúdos imperdíveis quando se trata de ouvi-los sob a perspectiva de grandes instrumentistas e compositores da música brasileira. E nessa participação especial é certo que Ladeia nos reserva agradáveis surpresas musicais. Você pode ouvir o programa diretamente pela sintonia FM 100,9 ou através da programação ao vivo via web (http://www.inconfidencia.com.br/) .

Já no próximo dia 28 de maio chega a vez dele aparecer em destaque na websérie "Por dentro das composições".  A produção comemora os 10 anos do grupo Toca de Tatu, do qual Lucas é um dos componentes tocando ao lado de Abel Borges, Luísa Mitre e Lucas Telles.

A série estreou ontem com Abel Borges e prossegue até o dia 11 de junho, trazendo todas as sextas feiras um vídeo novo, com um dos integrantes contando um pouco sobre composições que fazem parte do próximo álbum do grupo. Lucas Ladeia irá apresentar a composição "Doze Luas Inteiras".
O projeto, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, está disponível gratuitamente no Youtube do Toca de Tatu.

E como não poderia deixar de ser, nossa audição de hoje será com ele, o cavaquinista Lucas Ladeia interpretando "Esperançar", composição autoral que abriu a série "Cavaquinho Solista".

Desfrutem desta melodia já que nesses tempos difíceis, é preciso esperança e música para alegrar a alma.

"Esperançar" foi composta na textura conhecida por "melodia acompanhada". No caso, ela se identifica pela criação de dois registros simultâneos no cavaquinho: uma voz de acompanhamento, com um movimento de arpejo constante, na região grave do instrumento, e uma voz melódica, na região aguda. "Essa textura é o que podemos comparar com uma pintura de figura e fundo, onde a figura é o elemento principal, sendo representado na música pela melodia, enquanto o fundo compõe o cenário, com papel coadjuvante em relação à melodia, conquanto suas propriedades interfiram no modo como interpretamos a peça", é o que como nos explica o compositor.