24 de maio de 2021

Seminário Choro Patrimônio Cultural do Brasil destaca as memórias preservadas por projetos, acervos, pesquisas históricas e musicais.

Os Seminários Choro Patrimônio Cultural do Brasil prosseguem nesta segunda (29) trazendo mais uma edição e abordando as Memórias do Choro. Participam como convidados especiais desse encontro: Pedro Cantalice (RJ) representando o Projeto Memória do Cavaquinho Brasileiro; Raquel Aranha (SP) como representante do Acervo Maestro Cunha; Lucas Guerra (PE) que irá abordar "O Choro na obra de Capiba" , além de João Peçanha com a exposição "O Choro Negro de Pixinguinha".

As transmissões dos seminários "Choro - Patrimônio Cultural do Brasil", que tem sido muito importantes para o andamento do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, acontecem pelo Youtube no do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan , e também pela página no Facebook. O evento de hoje contará com a mediação de Alice Alves.
Realização: ACAMUFEC | CNFCP | IPHAN - Streaming e Coordenação Audiovisual: Pandu Filmes.

Até lá, vamos ouvir Chorinho da Roça "Visita Capiba", projeto apresentando nas comemorações dos 170 anos do Teatro de Santa Isabel Recife - Pernambuco 18/05/2020. O grupo é formados pelos músicos Artur Ortenblad (Oboé), Lucas Guerra (7 Cordas) e Anderson Botelho (Pandeiro). Apreciem.

Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba (Surubim - 28/10/1904 - Recife 31/12/1997 ) foi músico, pianista e, mesmo  tendo se formado em Direito e passado grande parte de sua vida atuando como funcionário concursado do Banco do Brasil, se tornou o mais conhecido compositor de frevos do Brasil. Viva Capiba!