20 de maio de 2021

Festival Divinas Brasileiras celebra grandes vozes femininas. Chiquinha Gonzaga abriu alas no primeiro episódio que contou com a participação da pianista mineira, Luísa Mitre.

Está no ar um super evento online para quem é apaixonado pelos ritmos desse Brasil tão diverso. É o Festival Divinas Brasileiras, que homenageia as divas Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso em uma série de shows inesquecíveis, durante este mês de maio. O projeto estreou no último domingo (16) e a primeira homenageada foi Chiquinha Gonzaga (1847-1935). O episódio de lançamento contou com a participação de grandes nomes dos palcos e da pesquisa musical. Entre eles: Nilze Carvalho, Choronas, Hércules Gomes, Maíra Freitas, Cacá Machado, Carô Murgel e a pianista mineira, Luísa Mitre.

Com esse evento, o Instituto Mpumalanga pretende resgatar a participação feminina na cena artística brasileira, já que muitas mulheres foram apagadas ou tiveram suas trajetórias minimizadas pela história. Dessa maneira, as novas gerações terão acesso às obras de grandes intérpretes, compositoras e instrumentistas que lutaram contra o preconceito e contribuíram para a difusão das sonoridades nacionais para o mundo.
O primeiro episódio contou com a participação da
pianista Luísa Mitre. Foto: reprodução

Se o Festival Divinas Brasileiras é perfeito para você, preste atenção nas próximas datas: os shows são sempre aos domingos, às 17h, com transmissão pelo Youtube
No dia 23, será a vez de Dolores Duran (1930-1959) a ser celebrada por Fabiana Cozza, Renata Jambeiro, Leila Pinheiro, Izzy Gordon, Denise Duran, Nina Becker e Rodrigo Faour. Quem encerra a programação é Elizeth Cardoso (1920-1990), com o especial que irá ao ar no dia 30. Participam da ocasião Ná Ozzetti, Luciana Oliveira, Zélia Duncan, Izabella Bicalho, Zé Manoel e Lucas Nobile.

No primeiro episódio o projeto recebeu o grupo paulistano Choronas, a bandolinista Nilze Carvalho e os pianistas Hércules Gomes, Maíra Freitas e Luísa Mitre, além do músico e historiador Cacá Machado e a pesquisadora Carô Murgel. E para nossa audição de hoje trouxemos esse episódio na íntegra. Aproveite.