21 de maio de 2021

Programa Sala de Ensaio - Especial Abel Ferreira será transmitido ao vivo, no próximo domingo.

No próximo domingo (23/05), o Clube do Choro de São Paulo apresenta o programa Especial Abel Ferreira com os convidados André Parisi, Gabriel Deodato, André Kurchal e Caio Vinícius. Esta é mais uma edição do Sala de Ensaio com a transmissão ao vivo, a partir das 19 horas pelo  YouTube e Facebook. Programe-se.

Mineiro de Coromandel, Abel Ferreira viajou o mundo levando e levado pela melhor música. Nascido em 15 de fevereiro de 1915, este grande instrumentista tocou a vida toda. Aos cinco anos tocava acordeon, aos sete, flauta de bambu e aos 12 depois de ter-se iniciado por conta própria em teoria musical através de um método da década de 1920 chamado “Artinha”, experimentou pela primeira vez uma clarineta de 13 chaves, sob a orientação de um professor de Coromandel, de nome Hipácio Gomes. E este nome é para ser lembrado, pois Abel Ferreira não teve nenhum outro professor de música, nem antes, nem depois.
O contato com o saxofone veio aos 15 anos de idade; conta-se que, sabendo da existência de um sax alto numa outra cidade de Minas Gerais, Abel Ferreira viajou horas de trem apenas para conhecer o instrumento, que nunca havia visto. Aprendeu sozinho. Embora intuitivo, Abel tinha ouvido absoluto e aprendeu a escrever música, dominava a teoria musical, fazia arranjos e tocava piano.