SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

11 de maio de 2021

Estreia hoje o ciclo de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro" que será apresentado pelo violonista e produtor, Celso Faria.

Estreia hoje o ciclo de entrevistas ¨O Charme do Violão Mineiro" que será apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.  Realizado de forma remota, ele ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, nos canais do YouTube e Facebook do violonista. O primeiro convidado será o violonista, compositor, arranjador e produtor musical, Geraldo Viana.

Em cada encontro, um convidado especial, de relevância na cadeia produtiva do violão no estado das Minas Gerais, irá nos contar sobre sua trajetória, abordando o seu vínculo com o instrumento, seus principais trabalhos, enfim, todo o “seu universo” criado e vivenciado em torno do violão. 

A fim de entendermos um pouco mais sobre esta complexa rede tecida ao redor do “Violão Mineiro”, foram convidados: executantes, professores, compositores que utilizam o violão como suporte criativo, compositores que não executam o violão, luthiers, produtores, jornalistas, pesquisadores, técnicos de som, além de musicistas que possuem vasta experiência colaborativa com o violão (seja na vertente música de câmara ou orquestral). Ao todo, serão mais de quarenta entrevistas em um projeto abrangente e inédito no estado das Minas Gerais.

Além de Geraldo Vianna, nas próximas semanas o projeto também irá receber: Fernando Araújo, André Cabelo, Lincoln Andrade, Harry Crowl, Edinho Santa Cruz, Vergílio Lima, Celso Adolfo, dentre muitos outros nomes de expressão.

O VIOLÃO MINEIRO
Por sua multiplicidade de sotaques em um país continental, o violão praticamente assume, em cada estado ou região diferente do Brasil, uma identidade própria, recheada de sabores locais. No caso do estado de Minas Gerais, por suas especificidades regionais, a plasticidade do instrumento em absorver e reinventar diversificadas tendências estilísticas e a musicalidade secular de um povo, podemos até pensar que existe um certo.... Violão Mineiro.

A produção musical mineira para violão hoje em dia se apresenta de maneira multifacetada, coexistindo variadas explorações de linguagens, abordagens instrumentais distintas, bem como a inserção do instrumento em diversificados contextos camerísticos e até mesmo sinfônico, mas, nem sempre foi assim. Ainda no início do século XX, época das primeiras investidas na construção de um repertório para o violão no estado, encontramos, predominantemente, obras que estavam ligadas aos gêneros populares vigentes, como o choro, a valsa, a marcha, a serenata e o batuque, por exemplo.

Um importante ponto de articulação na história do instrumento nas Minas Gerais se dá na década de 1960. Nesse momento, podemos observar uma série de fatores que contribuíram para o aparecimento de “novos ares” no ambiente do violão no estado, tais como: surgimento de cursos regulares do instrumento, sua frequência em diversos festivais de música, o aparecimento de violonistas que contavam com uma formação musical mais completa, além do interesse, da escrita instrumental, por compositores não executantes do violão. No Brasil, a composição musical deste período ainda vivia, sob as mais variadas perspectivas, a dicotomia nacionalismo/universalismo, e, com a produção violonística mineira não era diferente.

Atualmente, encontramos também um grande número de virtuoses violonistas/compositores que são ligados a diversos gêneros e movimentos musicais como o Choro, o Jazz, o Clube da Esquina e a música regional mineira e que se dividem entre o trabalho autoral e a releitura de standards nacionais e internacionais.

Celso Faria: produtor e apresentador - Foto: divulgação
CELSO FARIA
, produtor e apresentador do projeto nasceu em Passos (MG) no ano de 1979. Iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata aos dez anos de idade. Em 1994 ingressou no “Curso de Formação Musical” da Escola de Música da UFMG, estudando na classe do professor José Lucena Vaz. Obteve o título de bacharel em violão na mesma instituição sob a orientação do professor Fernando Araújo. 
É especialista em Música Brasileira - Práticas Interpretativas - pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. 
Também foi aluno de violão de Beto Davezac na Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte) e de música de câmara de Norton Morozowicz na UERJ CLÁSSICA, parceria UERJ/ Universidade de Música de Karlsruhe - Alemanha (Rio de Janeiro).
Celso Faria obteve várias premiações, dentre elas: menção honrosa no “VII Concurso Nacional de Violão Souza Lima” (São Paulo, 1996), vencedor do “IX e XIV Concurso Jovens Solistas” da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, 1998 e 2004), vencedor do “III e IV Concurso Jovem Músico BDMG” (Belo Horizonte, 2002 e 2003), vencedor do “Concurso Bianca Bianchi” (Curitiba, 2003), vencedor do concurso “Música da Universidade para a Comunidade” (Belo Horizonte, 2003), vencedor do “I Concurso Furnas Geração Musical” (Belo Horizonte, 2004) e semifinalista do “II Concurso de Violão Fred Schneiter” (Rio de Janeiro, 2005). 
Com uma destacada atuação como recitalista de violão solo, integrante em diversificadas formações camerísticas ou ainda como solista orquestral, o número de obras a ele dedicadas, encomendadas, transcritas ou arranjadas já superam 170 títulos. Celso Faria gravou diversos programas para rádio, televisão e internet e foi responsável também por várias primeiras audições. Da sua produção fonográfica/audiovisual, relacionamos os seguintes cds: Romancero Gitano, com o Coro Madrigale (selo independente, Belo Horizonte, 2006); 100 anos de Arthur Bosmans (selo “Minas de Som”, Belo Horizonte, 2011); Recital Mineiro - obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca e Arthur Bosmans (selo independente, Belo Horizonte, 2019) e Manuscritos de Buenos Aires - Obras de Francisco Mignone, com o soprano Mônica Pedrosa e o violonista Fernando Araújo (selo “SESC-SP”, São Paulo, 2021); além do dvd que acompanha o livro Caminhos, encruzilhadas e mistérios de Turíbio Santos (selo “Artviva”, Rio de Janeiro, 2014).


Geraldo Viana, o entrevistado. Foto: Mariana Quintão
GERALDO VIANA
o entrevistado da estreia do projeto teve a música de Dilermando Reis, Baden Powell e João Gilberto,  apresentada pelo seu primeiro professor - Heber Alvim - em Divinópolis (MG). Ele foi o primeiro grande mestre e orientador em sua trajetória musical. Por volta de 1981, Geraldo começou a compor. Sempre foi dedicado ao estudo e à pesquisa, sem descuidar do meu lado de instrumentista. Quando mergulhou totalmente no estudo do violão e da composição, passava horas a fio tocando choros, sambas e frequentando “rodas de choro” em Belo Horizonte.
Nas últimas décadas, ele mantem parcerias consolidadas com vários letristas consagrados da Música Popular Brasileira. Com Fernando Brant (in memorian) compôs inúmeras músicas que já foram gravadas por vários intérpretes e ainda possui canções inéditas guardadas que, certamente, serão gravadas. Atualmente, escreve com frequência com o grande autor Paulo Sérgio Valle, responsável por tantos sucessos conhecidos em todo o mundo, bem como com compositores da nova geração. 
Há trinta e oito anos ele na produção fonográfica e já produziu centenas de LPs, CDs, DVDs e Singles de artistas de destaque no cenário musical brasileiro. Nesse período, trabalhei com as principais gravadoras do país: Eldorado, Universal, Sony, Movieplay, Velas e vários selos independentes. Atuou também como diretor musical e produtor de trilhas para vídeo e cinema. 
Como arranjador e orquestrador, participou das trilhas musicais dos filmes: “Amor e cia” de Helvécio Ratton e “O tronco” de João Batista de Andrade, além de curtas-metragens e vídeos. 
Geraldo Viana já se apresentou como violonista, por todo o Brasil, Japão e vários países da América Latina e Europa.
Há alguns anos esta à frente da Gvianna Produções Culturais, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e vários projetos de cunho cultural e de interesse da classe artística, além de divulgar um catálogo instrumental e vocal.

Programe-se para esta entrevista imperdível e, até lá, vamos ouvir Celso Faria. Desfrutem da  primorosa apresentação realizada no Programa Segunda Musical, no Teatro da Assembleia em 2013.