10 de maio de 2021

Seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" continuam este mês. Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola, Zé Barbeiro e Meira são personagens dos temas de hoje.

Os seminários da série "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" continuam durante este mês de maio e  nesta segunda (10), partir das 19 horas, acontece mais uma edição abordando as Memórias do Choro. Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola, Zé Barbeiro e Meira serão os personagens das abordagens desta noite.

O primeiro tema desta noite será "O Choro na trajetória e no estilo interpretativo do flautista Altamiro Carrilho" que será apresentado pelo pianista, flautista e arranjador, Márcio Modesto. Graduado em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ele tem atuado principalmente no meio da música popular, tocando choro, samba e música instrumental brasileira.

Na sequencia, o saxofonista, flautista, compositor, arranjador e pesquisador Mario Seve irá nos apresentar  "Memória e criação musical: choros de Paulinho da Viola". Além de já ter tocado ao lado de Paulinho da Viola, Seve é coautor de um artigo intitulado Memórias na música de Paulinho da Viola que investiga questões associadas ao tema da memória na criação musical da obra do compositor.

A próxima participação será da flautista, professora e pesquisadora, Cibele Palopoli cujo tema será "Violão Velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro". Sua abordagem nesta noite é também objeto de sua tese de Doutorado defendida na Universidade de São Paulo (USP) em 2018.
Cibele é professora na Universidade Católica de Santos (Unisantos) desde 2016, leciona as disciplinas de Música na Cultura Popular, Teoria e Percepção Musical e Metodologia da Pesquisa. É Mestre em Artes (Processos de Criação Musical) e Bacharel em Música (flauta transversal), todos pela USP.

"Meira e o violão de 6 cordas" é o tema que fechará os seminários desta noite. O violonista Iuri Bittar irá nos trazer uma abordagem sobre a vida e obras de Meira, reconhecidamente um dos maiores mestres do violão brasileiro, professor de grandes violonistas, entre eles Baden Powell e Raphael Rabello e cuja metodologia madura incluía o uso de livros tradicionais e o estímulo da disciplina e da técnica.
Iuri Bittat é bacharel e mestre em música e tem 15 anos de carreira como músico profissional, todos eles dedicados ao choro e ao violão. Atualmente é professor de violão da Escola Portátil de Música e do Instituto Casa do Choro.

O evento de hoje contará com a mediação de Rodrigo Heringer. As transmissões dos seminários "Choro - Patrimônio Cultural do Brasil", que tem sido muito importantes para o andamento do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, acontecem pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan no Youtube, e também pela página no Facebook.