12 de maio de 2021

Vem aí mais uma edição do Lille Choro Festival com programação imperdível e homenagens ao trombonista Raul de Souza.

Vem aí mais uma edição do Lille Choro Festival. A programação totalmente online acontece nos dias 28,29 e 30 de maio, e trará como homenageado o trombonista Raul de Souza.

Desde 2017 o festival é produzido pela Association Açai (@associationacai) e neste ano, sob a a direção artística de Roberto de Oliveira, irá oferecer masterclasses, debates, conferências e muitas surpresas com transmissão via canal oficial da associação no Youtube

Raul de Souza - Foto: Divulgação
O carioca Raul de Souza, um dos mais prestigiados músicos brasileiros, é considerado padrinho da Association Açai com sede na cidade de Lille, situada no norte da França e  considerada a "Capital do Choro" naquele país.
A homenagem chega em um momento em que o instrumentista, com 87 anos de idade e mais de 60 de carreira musical, já anunciou sua aposentadoria como trombonista devido a um câncer na garganta. "Conhecemos Raul & Yolaine (sua esposa) em 2017 e ele nos mostrou tanta amizade ao longo dos anos que queremos apoiá-los mais do que nunca nesta provação da vida" é o que declaram os membros da associação.

Raul de Souza é, sem dúvida, um mestre da arte musical, mas se insere também na de inventor, no sentido literal: criou um tipo original de trombone, com direito a patente e tudo, o Souzabone, descrito como "um trombone em dó de quatro pistos, com dois gatilhos de correção de afinação e um registro para mudança de tessitura para notas mais graves; tem ainda um captador eletrônico e pedais que permitem vários efeitos como wahwah, delay, chorus e oitavador". Raul ainda pretende registrar sua história numa autobiografia. E este Festival será mais um capítulo a ser contado. Com certeza.

Programe-se a acompanhe a programação. Até lá, vamos ouvir esse grande instrumentista no Show de lançamento do projeto "O Universo Musical de Raul de Souza", que inclui o primeiro DVD do músico (gravado ao vivo no SESC Vila Mariana) e o CD inédito "Voilá", pelo SeloSesc. Com Raul de Souza (trombone e souzabone);Glauco Solter (baixo); Serginho Machado (bateria); Mario Conde (guitarra) e Fábio Torres (piano).