SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

12 de abril de 2021

Seminário "Choro Patrimônio Cultural do Brasil" destaca hoje a vida e obra de Chiquinha Gonzaga, Plauto Cruz e Avena de Castro.


Nesta segunda feira (12/04), ás 19h, acontece mais um seminário da série "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil". O evento on-line será o segundo encontro de um novo ciclo do seminário e trará como tema "Memórias do Choro I".

Carolina Gonçalves Alves (RJ) abre o evento de hoje com o tema "Ô abre alas que eu quero passar: rompendo o silêncio sobre a negritude de Chiquinha Gonzaga", tratando de aspectos sociológicos da vida e obra da grande compositora e maestrina brasileira.

Na sequencia, Paulo Parada (RS) abordará "O universo sonoro de Plauto Cruz". Flautista e compositor gaúcho, Plauto atuou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e também apresentava sua música em teatros e casas noturnas ao lado de grandes nomes da Música Popular Brasileira. Fez parte do espetáculo O Choro é Livre, ao lado do também flautista Altamiro Carrilho, entre outros feitos que lhe renderam o codinome de "Mago da Flauta".

"Avena de Castro: o Choro de uma cítara" será o tema da exposição de Gabriel de Campos Carneiro (DF).  O músico e compositor carioca, Heitor Avena de Castro é, considerado o único citarista popular do Brasil e grande difusor do Choro. Na década de 1950, tornou-se concertista de cítara com um repertório especializado, além de autor de transcrições de obras de compositores eruditos como Chopin e Bach. Fez também transcrições para cítara de obras de Ernesto Nazareth, passando então a interessar-se pelo Choro. No final da década de 1960 Avena Castro passou a residir na cidade de Brasília e onde cresceu seu envolvimento com a música popular , especialmente a partir do Choro. Tornou-se grande divulgador desse gênero musical, além de organizador do movimento musical na capital brasileira, foi um dos fundadores, em 1978, do Clube do Choro de Brasília do qual foi o primeiro presidente.

As transmissões do Seminário acontecem sempre às segundas-feiras pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube, e também pela página no Facebook, a partir das 19h. Prestigie.