26 de março de 2021

Espia só - A música de Octávio Dutra com o Duo Retrato Brasileiro, em mais uma edição do Roda de Choro.

O programa Roda de Choro desse sábado (27/03) vai se dedicar integralmente à difusão do CD Espia Só – A Música de Octávio Dutra, pelo Duo Retrato Brasileiro, uma produção do selo Revivendo, lançado em 2004. Na parte musical com uma seleção primorosa de 12 obras de Octávio Dutra, interpretadas em duo de violão.

Octávio Dutra- Foto: Reprodução Portal Rádio Câmara
Octavio Dutra foi um grande nome da música popular do Rio Grande do Sul no início do século XX. Revelou-se compositor desde os 16 anos de idade, quando começou a escrever valsas e polcas, além de estudar bandolim e violão. Mais tarde ingressou no Conservatório de Música de Porto Alegre aperfeiçoando-se em harmonia e contraponto com o professor e maestro Murilo Furtado. Em 1910 começou a lecionar música, sendo responsável pela introdução do violão e do bandolim na sociedade gaúcha. Fundou o lendário grupo Terror dos Facões (na gíria de músicos, “facão” quer dizer músico ruim), realizando, em 1913, gravações de valsas, schottischs, tangos, polcas e mazurcas de sua autoria para a Casa Hartlieb, representante da Odeon em Porto Alegre. Conhecido na imprensa gaúcha como maestrino, na década de 1920, Otávio Dutra foi líder dos primeiros blocos carnavalescos de Porto Alegre como Os Tigres, Os Batutas e Passa Fome e Anda Gordo, além de compor letra e música de sambas, marchas e maxixes. Na década de 1930, além de continuar compondo música para revistas, teve suas músicas gravadas por intérpretes de renome como o flautista gaúcho Dante Santoro, seu amigo, a quem dedicou a polca-tango Tu Sabes, e a Orquestra Típica Victor, dirigida por Pixinguinha.

Produzido e apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Godinho, o "Roda de Choro" é um programa que resgata a história do Choro e as origens da música urbana brasileira, apresentando um repertório variado para os amantes do estilo. O programa vai ao ar pela Rádio Câmara, todos os sábados, às 12 horas e por mais 122 rádios parceiras em todo o Brasil.

Clica no rádio e desfrute da edição desta semana dedicada à difusão do CD Espia Só – A Música de Octávio Dutra.

Dados biografia Octávio Dutra - Fonte: Acervo Casa do Choro