15 de janeiro de 2021

Hoje celebramos em alto e bom tom o Dia Mundial do Compositor.

Compor uma música é como contar uma história. Em vez de palavras, são usadas notas musicais. Elas são a linguagem que outros músicos leem para executar a obra e, dessa forma, "contar" a história criada pelo compositor. Nesta data, 15 de janeiro comemoramos o Dia Mundial do Compositor.

Esta celebração passou a a existir no mundo a partir de 1983, mas surgiu em 1945 no México - em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). Ela homenageia todos os compositores do mundo, pelo seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas, utilizando o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias. Além da técnica, utilizam toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões.

Por todas as canções e temas musicais que o mundo pode ouvir, hoje aplaudimos a todos os profissionais artistas que traduzem a vida em harmonia e fazem timbrar nossas emoções. Ouçam nossos aplausos.

Chico Buarque canta Festa Imodesta, uma composição de Caetano Veloso