11 de setembro de 2020

O 52º Festival de Inverno UFMG convida para 10 dias de imersão em arte e cultura. As atrações serão on-line e gratuitas.

A 52ª edição do Festival de Inverno da UFMG será realizada entre 14 e 23 de setembro, trazendo como tema “Mundos possíveis: culturas em pensamento”. Ao longo de todos esses anos, o Festival se tornou um dos mais importantes e tradicionais eventos culturais do país e em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento se reinventa e será realizado on-line. A programação contará com palestras, fóruns e apresentações artísticas transmitidas ao vivo, pelo canal Cultura UFMG no YouTube, além de exposições virtuais e o lançamento de publicações digitais com trabalhos inéditos de pensadores brasileiros.

O tema do festival vai priorizar o diálogo entre pesquisadores, mestres da tradição, artistas, filósofos e estudiosos, propondo uma discussão sobre o papel e o sentido da cultura em um contexto de crise e reclusão social. Parte das atividades do Festival de Inverno está integrada ao IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult), que acontece entre 21 e 23 de setembro. A abertura do Fórum contará com palestra do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, que discutirá O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura. Dia 21, às 15h, pelo Youtube.

Não deixe de conferir a programação completa. As atrações são gratuitas, on-line e abertas ao público.

Entre as atrações culturais, a cantora Mônica Salmaso apresentará o projeto Ô de Minas, do dia 18 a 23 de setembro, em horários variados. Será uma série com seis vídeos de encontros musicais entre a cantora e os mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos. As apresentações seguem os moldes do projeto Ô de Casas, uma série de encontros musicais entre a cantora e grandes nomes da música brasileira, que a cantora vem disponibilizando desde o início da pandemia. E veja aí, ela registrou sua opinião sobre o tema do Festival.