14 de setembro de 2020

"Intervalos a todo vapor": um convite à conexão ampla com os intervalos e as múltiplas possibilidades musicais através de novos conceitos.

Recém lançado de forma editorial independente, o livro Intervalos a todo vapor, de autoria do violonista e guitarrista mineiro, Jessé Gomes traz um convite na capa: "conecte-se de forma ampla com os intervalos e surpreenda-se com múltiplas possibilidades musicais através de novos conceitos". Em suas páginas, a obra apresenta um estudo progressivo e aplicado de intervalos, sob quatro perspectivas: acordes, frases, ênfases e levadas, possibilitando ao leitor cumprir, em sua totalidade, a prometida viagem conectiva.

O próprio autor, que está radicado em Hamburgo há alguns anos, nos apresenta todo o processo de concepção e escrita da obra: "o surgimento da ideia de escrever sobre os Intervalos surgiu entre os anos de 2013 e 2014. Desde então, resolvi compartilhar através deste livro as inúmeras possibilidades intervalares que venho criando ao longo de mais de 20 anos de intensa pesquisa e análise. O intuito sempre foi descobrir formas e caminhos ainda pouco explorados, tendo como objetivo exemplificar os intervalos através da criação de situações melódicas, harmônicas e rítmicas.
Procurei explorar desde os Intervalos Uníssonos até os de Décimas Terceiras, visando desta forma abranger todos os tipos existentes, dos mais conhecidos aos mais desconhecidos, dos mais usados aos menos usados, dos mais fáceis ao
Jessé Gomes - Foto: álbum Facebook
s mais difíceis de executar.
Para entender melhor os exemplos escritos neste livro basta pensar na forma mais simples de definir um intervalo: ele é a distância entre duas notas, quaisquer que sejam elas. É a partir da relação harmônica e da distância entre as duas notas que se dará nome aos Intervalos. Sabemos que a classificação e nomenclatura para eles variam de acordo com a distância e função harmônica entre as duas notas em questão. Se, por acaso, você ainda não teve a oportunidade de conhecer os intervalos na sua totalidade, seja bem-vindo a minha maneira de fazer música através de dois pontos, duas notas musicais - UM INTERVALO".

A obra é bem recomendada e recebeu testemunhais e  recomendações de grandes instrumentistas como Rogério Delayon, Danilo França, Rick Capistrano e do violonista e também associado ao Clube do Choro de BH, Carlos Walter, que foi um grande incentivador da obra desde quando ainda estava no formatado de apostilas.

O livro impresso possui 132 páginas, contém tabladuras e partituras para guitarra e violão e está  disponível na livraria Freenote.  Confira.