16 de setembro de 2020

Está em curso a 12ª edição In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. "Garoto - Vivo Sonhando" é um dos destaques.

A programação da 12ª edição In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, evento que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador, prossegue até o dia 20 de setembro e pela primeira vez online, para todo o Brasil.

O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda. No Brasil, o IN-EDIT acontece desde 2009.
O catálogo do festival traz neste ano, mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. Inclui obras do Panorama Mundial (a novidade deste ano é a Mostra Portugal com uma seleção dos mais destacados documentários musicais do país), filmes históricos dos festivais anteriores e também masterclasses e shows exclusivos.

TÍTULOS NACIONAIS

“Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, que venceu o prêmio do público na edição 2019 do In-Edit Brasil, é um dos títulos nacionais deste ano. O festival inclui também filmes e documentários com outros importantes personagens da música brasileira como por exemplo, Porfírio do Amaral, Elton Medeiros e o compositor e o violonista Garoto.
O documentário "Garoto - Vivo Sonhando" trata sobre a trajetória artística do músico Annibal Augusto Sardinha (1915-1955).
A direção é de Rafael Veríssimo que também assina o roteiro junto a Marcelo Machado, sob a idealização de Henrique Gomide, Lucas Nobile e Rafael Veríssimo.
No elenco estão, além do próprio Garoto, Almirante, Baden Powell, Carmen Miranda, Carlos Lyra, Chiquinho do Acordeon, Dori Caymmi, Dugenir de Castro, Edna Savaget, Eduardo Sardinha, Fafá Lemos, Henrique Cazes, Ioacy Rosa (Cecy), Jacob do Bandolim, João Donato, João Gilberto, Jorge Mello, Luiz Bonfá, Luiz Eça, Luiz Gonzaga, Marcello Gonçalves, Mario Albanese, Paraguassu, Paulinho da Viola, Paulo Bellinati, Paulo Tapajós, Radamés Gnattali, Raphael Rabello, Raul de Souza, Roberto Menescal, Ron Carter, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Yamandu Costa e Zé Menezes.

Veja o trailer:

programação completa está disponível na plataforma do festival, com filmes gratuitos e filmes pagos (R$ 3 para 72 horas de acesso). Parte da programação estará disponível também na plataforma do Sesc Digital, com acesso gratuito, e, a partir de 21 de setembro, na Spcine Play também gratuitamente.

Toda a receita arrecadada pelo festival será destinada a trabalhadores da música e do cinema afetados pela pandemia, através do projeto independente Conexão Música e do FAPAN - Fundo.de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro, gerido pela APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). Pegue a pipoca, prepare sua sala e aperte o play!