9 de junho de 2020

Duo 13 Cordas e Álvaro Walter homenageiam o centenário de Dona Margarida, matriarca da família Silva Costa.

Publicação destaque no "Diário de Itabira"
O duo 13 Cordas é integrado pelos compositores, instrumentistas e associados ao Clube do Choro de BH, Carlos Walter (violão de 6 cordas) e Sílvio Carlos (violão de 7 cordas). Nesta semana, eles se uniram ao grande instrumentista Álvaro Walter em uma belíssima performance do Choro "Tantos anos sem ele", uma inspirada composição de Sílvio Carlos e filho da Dona Margarida, matriarca da família Silva Costa, que completa 100 anos vividos, no dia 11 de junho.
Esta homenagem fica também aqui registrada e juntos nos reunimos em aplausos comemorativos.

O Choro "Tantos anos sem ele" foi composto em Janeiro de 1983 por Silvio Carlos, em homenagem ao irmão Rafael, um ano após o seu falecimento. A composição foi gravada em 1999, no primeiro CD do Grupo Flor de Abacate, do qual também é integrante.
Posteriormente, outros registros foram feitos por diferentes grupos e formações. A música também ganhou uma letra brasileira e outra francesa (contribuições de Paulinho Pedra Azul e Aurélie Tyszblat). Nesse vídeo, o Duo 13 Cordas faz uma releitura atual, desse belíssimo Choro.

O Duo 13 Cordas foi criado em 2007 para difundir as linguagens violonísticas do Choro, representar a identidade musical de nosso país e proporcionar ao público-alvo entretenimento e lazer. Seu repertório dialoga com a tradição e a contemporaneidade, abrigando composições autorais e temas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Villa Lobos, Garoto, Hermeto Pascoal e Tom Jobim. Em 2010 participou do VI Festival de Choro de Paris, onde realizou concerto e oficina mediante premiação do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, e em 2012 participou da Jornada de Abertura da Temporada 2012-2013 do Clube do Choro de Paris por intermédio do edital de intercâmbio do Programa Música Minas. O duo é sempre presente nos eventos do Clube do Choro de BH segue participando de vários projetos que destacam a excelência da música instrumental brasileira.