10 de setembro de 2015

A Virada Cultural 2015 acontece neste final de semana. Veja aqui uma seleção especial para curtir o melhor do Chorinho.

Vinte e quatro horas, ininterruptas, de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, um circuito que irá reunir o melhor dos artistas de Belo Horizonte a partir das 19h do dia 12 até as 19h do dia 13 de setembro de 2015.
Em sua terceira edição, a Virada traz à tona conceitos discutidos e apropriados pela cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade e novas vivências.
A programação contempla artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As apresentações oficiais serão gratuitas e realizadas em vários palcos pela cidade, além da programação associada em teatros, museus, centros culturais e outros espaços.

O blog do Clube do Choro de BH fez uma seleção para você curtir o melhor do Chorinho nesta virada. Confira nossos destaques.

13 DE SETEMBRO - DOMINGO

GRUPO ENGOLE O CHORO - Pelas Ruas (SMEL)
Local: Praça da Estação

GRUPO DE CHORO GUINÉ DE RIGA - CHORINHO DE GAFIEIRA
Endereço: Av. Afonso Pena - Centro - Belo Horizonte

TOCA DE TATU
Horário: 15h00
Local: Savassi Festival / Palco Petrobras
Endereço: R. Antônio de Albuquerque, entre Praça da Savassi e R. Sergipe – Funcionários
No novo show “Choro contemporâneo”, o grupo Toca de Tatu traz ao público um repertório que mostra a produção chorística contemporânea através da obra de compositores em atual atividade no Brasil. Nomes como Guinga, Maurício Carrilho, Cristóvão Bastos, Jayme Vignoli e André Mehmari estão presentes no repertório, além de autores da cena local como Lucas Telles, Marcelo Chiaretti e Geraldinho Alvarenga. O Grupo Toca de Tatu apresenta esse repertório através de sua sonoridade original e criativa, caracterizada por arranjos cuidadosamente preparados, pela busca pelo refinamento timbrístico e pela brasilidade, sempre aliados ao apreço pela excelência em sua performance em conjunto.

WARLEY HENRIQUE -Novos Rumos
Horário: 16h30
Local: Praça Sete
“Novos Rumos” é uma síntese que o artista Warley Henrique faz das experiências artísticas de seus 15 anos de carreira, trazendo um novo olhar sobre o instrumento. Além de temas da MPB, o músico traz composições e experiências inéditas com uma diversidade de ritmos. Um trabalho original e inovador.

NAQUELE TEMPO
Horário: 18h00
Local: Praça Sete
Criado na década de 70, o "Naquele Tempo" foi um dos primeiros grupos de choro de expressão surgidos em Belo Horizonte. Influenciado pelo reconhecimento e sucesso de músicos como Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, do mineiro Abel Ferreira e principalmente do grande mestre Pixinguinha.

GRUPO DE CHORO ESMU / UEMG
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Funarte ( Pátio Interno)
Endereço: R. Januária, 68 - Centro
O Grupo de Choro da UEMG teve sua origem em 2004, com a entrada de alunos “chorões” para o Curso de Licenciatura da ESMU. Desde então, o número de adeptos ao estilo foi crescendo, culminando, com a implantação da atividade como disciplina optativa, no ano de 2010. O Grupo vem se apresentando em eventos realizados dentro da ESMU, com encontros semanais, que mantém a tradição da execução do choro ao ar livre, e também em outros locais.

GRUPO CLUBE DO CHORO
Local:  Praça Sete
Endereço: R. Carijós entre Av. Afonso Pena e R. Espírito Santo – Centro
O Grupo Clube do Choro irá fazer um show onde passeia pela história da Música Popular Brasileira, mostrando um pouco da diversidade musical do Brasil, com serestas, choros e sambas.

CHORO DE GRUPO
Horário: 20h00
Local: Espaço Cultural Suricato
Endereço: R. Souza Bastos, 175 – Floresta
O Choro de Grupo é formado por estudantes do curso de licenciatura em música da UFMG que se conheceram em 2009 e que já estão em estúdio gravando o primeiro projeto, com arranjos de clássicos do choro e da MPB.