29 de setembro de 2014

IV Semana Seu Geraldo de Música: inscrições já estão abertas.



Entre os dias 18 e 25 de outubro, a cidade de Leme, no interior de São Paulo, vai ser a morada do choro com a “IV Semana Seu Geraldo de Música”. O festival, que acontece desde 2011, tem como objetivo difundir o gênero através de shows, oficinas e rodas de choro.
Realizado pelo Instituto Seu Geraldo de Música em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento vai reunir alguns dos principais nomes da música brasileira, como Mônica Salmaso, Mauricio Carrilho, Nailor Proveta e Toninho Carrasqueira – além de professores da Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro. A IV Semana Seu Geraldo de Música vai homenagear os músicos Joaquim Baccarin, José Justino e José Aparecido Montoan, integrantes da “Velha Guarda da Banda de Leme”, hoje denominada Associação Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”. 




UMA SEMANA DE SHOWS E OFICINAS
A maratona musical começa no sábado, dia 18, com um baile de boas vindas comandado pela orquestra de choro Os Matutos. No Domingo, a atração é a banda da cidade, a “Maestro Ângelo Cosentino”, com a participação do também lemense Proveta e outros convidados. De segunda a sexta, serão oferecidas as oficinas práticas e teóricas. Na sexta-feira, após as aulas, haverá uma apresentação final dos alunos e também o show “Choro Contemporâneo e suas Referências”, com os professores do festival. O encerramento do Festival acontecerá no sábado, 25, com o show da cantora Mônica Salmaso e mestres oficineiros. Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão na praça Rui Barbosa. 
Os inscritos na Semana Seu Geraldo poderão escolher uma aula de instrumento – entre acordeom, bandolim, cavaquinho, clarinete, saxofone, flauta, percussão, trombone, trompete e violão –, um curso – arranjo, composição, analise harmônica do choro, contraponto ou história do choro –, além da prática de conjunto.
As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e devem ser feitas pelo site www.escolaportatil.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$30,00 e dá direito a uma apostila de partituras.

Abaixo, confira a programação do festival

Dia 18 de Outubro 
21h00 - Show Baile "Boas-vindas" com a Orquestra de Choro “Os Matutos” com participações da cantora lemense Rita Taufic e dos Mestres Oficineiros do festival
Local - Praça Rui Barbosa

Dia 19 de Outubro 
20h00 - Apresentação da Banda Maestro Ângelo Cosentino, Nailor Proveta e convidados 
Local - Praça Rui Barbosa 

De 20 a 24 de Outubro 
Universidade Anhanguera
De 10h00 as 11h20 - Oficinas de Instrumentos
De 11h30 as 12h50 - Cursos
Praça Rui Barbosa 
De 16h00 as 18h00 - Ensaios da Prática de Conjunto

Dia 24 de Outubro 
18h00 - Apresentação final dos alunos com os Mestres Oficineiros
21h00 - Show “Choro Contemporâneo e suas Referências”, com os Mestres Oficineiros do festival

Dia 25 de Outubro 
21h00 - Encerramento: Show com Monica Salmaso e os Mestres Oficineiros do festival

Cursos e Mestres Oficineiros
· Acordeom: Paulinho Leme
· Bandolim: Pedro Aragão e Marcílio Lopes
· Cavaquinho: Jayme Vignoli e Lucas de Oliveira
· Clarinete e Sax: Nailor Proveta, Pedro Paes e Rui Alvim
· Flauta: Toninho Carrasqueira
· Percussão: Marcus Thadeu
· Trombone, Bombardino e Tuba: Thiago Osório
· Trompete: Aquiles Moraes
· Violão: Mauricio Carrilho e Paulo Aragão
· Prática de Conjunto: todos os Mestres Oficineiros
· Arranjo: Jayme Vignoli
· Composição: Mauricio Carrilho
· Contraponto Aplicado ao Choro: Pedro Paes
· Analise Harmônica do Choro: Marcílio Lopes
· História do Choro: Pedro Aragão