28 de março de 2014

BOAS NOVAS COM ERNESTO...

No ano de comemoração dos 150 anos de Ernesto Nazareth, o Instituto Moreira Salles, guardião do acervo do músico, lançou o site www.ernestonazareth150anos.com.br. O endereço propõe a ser um alicerce para quem busca saber mais sobre o compositor, que na definição de Heitor Villa-Lobos foi a verdadeira encarnação da alma musical brasileira.
Na página, os pesquisadores e apreciadores da obra do mestre tem acesso à sua obra completa, com ordenamento por título, gênero ou ano. Há também outras sessões incluindo biografia com linha do tempo ilustrada, toda a discografia incluindo ficha técnica e uma especial para discos dedicados. Uma interessante sessão abre espaço para centenas de fotos relacionadas à vida e obra de Ernesto Nazareth, oriundas de diferentes acervos. A parte dinâmica fica por conta do  blog que traz posts sobre eventos, shows, lançamentos e atualizações do site.

Nos bastidores dessa empreitada musical estão três apaixonados por Nazareth: Especialista na obra de Ernesto Nazareth e coordenador do site, o pianista e pesquisador Alexandre Dias acredita que o compositor ainda precisa ser descoberto pelo grande público. “Todo mundo conhece Odeon, mas nem todos sabem quem é o autor.” Para Paulo Aragão, violonista, arranjador e idealizador do portal, trata-se da chance de reunir toda a obra de Nazareth. “Nos espanta ainda haver composições inéditas, completamente esquecidas, algumas jamais gravadas.” O terceiro “pai” do portal é Luiz Antonio de Almeida, há 36 anos se dedicando à pesquisa da obra do compositor. Na gaveta, tem pronta "Ernesto Nazareth, Vida e Obra", alentada biografia à espera de editora. Almeida ocupa lugar privilegiado entre os “devotos” de Nazareth: é herdeiro honorário do acervo de seu biografado.
Vale conferir e revisitar.