3 de setembro de 2013

Cine Beto traz o Choro em curtas-metragens e sessão ilustrada com Carlos Walter e Marcelo Jiran.

O Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas - ou simplesmente Cine Beto – acaba de comemorar um ano de existência e inicia um programa de exibições que faz um paralelo entre o cinema e a música. A programação do CineMúsica de setembro inclui a projeção de curtas-metragens sobre o Choro, gênero tipicamente brasileiro. A sessão será ilustrada com exemplos musicais dos convidados de honra, o violonista Carlos Walter e o multi-instrumentista Marcelo Jiran. Após a exibição haverá roda de debates e muito Choro!

PROGRAMAÇÃO:
"CHORINHOS E CHORÕES"
Sinopse: O Chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX e tem sua origem ligada ao músico Joaquim Antônio da Silva Calado. Gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. Os mais conhecidos chorões foram Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio silva e Altamiro Carrilho, na flauta; Jacob Bittencourt (Jacob do Bandolim) e Luperce Miranda, no bandolim.
Gênero: Documentário
Diretor: Antônio Carlos da Fontoura
Duração: 11 min Ano: 1974

"DESCOBRINDO WALTEL"
Sinopse: Documentário sobre a incrível trajetória do maestro Waltel Branco.
Gênero: Documentário
Diretor: Alessandro Gamo
Elenco: Dom Salvador, Durval Ferreira, Ed Motta, Hermínio Bello de Carvalho, Ricardo III, Roberto Menescal, Sérgio Cabral, Waltel Branco
Duração: 15 min Ano: 2005

"UM CHORO DE MENINO"
Sinopse: A animação de William Cogo conta a história de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.
Gênero: Animação, comédia
Diretor: William Cogo
Duração: 5 min Ano: 2002
País: Brasil

"Um choro de menino", um dos curtas que será exibido na edição especial do Cine Beto sobre o Choro no próximo dia 5.

SERVIÇO:
Sessão: Lançamento do programa CineMúsica
Data: 5 de setembro de 2013.
Local: Sede - Av. Brasil, 248, sala 1102. Santa Efigênia
Informações: 8899-0201