7 de maio de 2013

"O VIOLÃO E O CHORO" COM 13 CORDAS NO PROJETO PIZINDIN - CHORO NO PALCO.

Na segunda-feira, 13 de maio de 2013 às 20hs, convidamos todos para a apresentação do duo mineiro “13 Cordas” apresentando o show “O Violão e o Choro”.
"A trajetória do violão no Brasil se confunde com a história do choro. A identidade desse gênero de contornos irrefreáveis, por vezes reduzida ao critério didático das quadraturas, também reside na linguagem dos instrumentos que permearam o seu processo de consolidação. Desde a 2ª metade do século XIX, o violão é personagem cativo nas formações típicas do choro. É o que o 13 Cordas demonstrará nessa apresentação".

13 Cordas
O 13 Cordas é um duo de violões integrado pelos músicos Carlos Walter (violão de 6 cordas) e Sílvio Carlos (violão de 7 cordas). Foi criado em 2007, para difundir as linguagens violonísticas do Choro, representar a identidade musical de nosso país e proporcionar ao público-alvo entretenimento e lazer. Seu repertório dialoga com a tradição e a contemporaneidade, abrigando composições autorais e temas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Villa Lobos, Garoto, Hermeto Pascoal e Tom Jobim. Em 2010 participou do VI Festival de Choro de Paris, onde realizou concerto e oficina mediante premiação do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, e em 2012 participou da Jornada de Abertura da Temporada 2012-2013 do Clube do Choro de Paris por intermédio do edital de intercâmbio do Programa Música Minas. Saiba mais: www.myspace.com/13cordas.

Foto: Junior Conegundes
Carlos Walter (www.carloswalter.com.br) é mineiro de Uberaba, músico, associado do Clube do Choro de Belo Horizonte e autor do livro O violão e as linguagens violonísticas do choro. Atua como violonista e guitarrista em trabalhos individuais e coletivos, apresentando-se em eventos brasileiros e internacionais [I Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires (2008), VI Festival de Choro de Paris (2010), 16ª Cúpula de Mercocidades (Montevideo, 2011) e Jornada de Abertura da Temporada 2012-2013 do Clube do Choro de Paris (2012)]. Foi premiado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC (2010) e selecionado pela curadoria do Edital de Intercâmbio do Programa Música Minas (2012). Sua trajetória como intérprete, compositor e arranjador está registrada em vídeos e cds.

Foto: Junior Conegundes
Silvio Carlos (www.flordeabacate.com.br) iniciou os aprendizados de violão popular com Pedro de Caux (Itabira-MG) e violão clássico com os professores Nelson Piló, Agostinho Bob e José Lucena (Belo Horizonte), se dedicando a partir de 1978 ao estudo do violão de 7 cordas e sua aplicação no choro brasileiro, ocasião em que fundou o grupo Flor de Abacate do qual é integrante, diretor musical e arranjador. Desde então, vem realizando uma extensa pesquisa sobre a música instrumental brasileira, com destaque para o choro, acumulando ao longo de sua carreira uma ecletíssima experiência, trabalhando e participando de apresentações musicais com artistas tão diversos quanto Paulinho da Viola, Fernando Ângelo, Waldir Silva, Hermínio Bello de Carvalho, Luiz Nassif, Pernambuco do Pandeiro, Geraldo Vianna, Márcio Almeida, Ronaldo do Bandolim, Paulo Sérgio Santos, Ademilde Fonseca, Joel Nascimento, Zé da Velha e Silvério Pontes dentre outros.
Desde 2012, nossas apresentações musicais são dedicadas a um compositor ou tema e apresentadas por Beatriz Myrrah, contando um pouco da história de cada homenageado e do Músico ou Grupo. Beatriz Myrrha, musicista, com passagem pelas Escolas de Música da UFMG e UEMG, é também contadora de histórias, atriz formada pelo Palácio das Artes e professora. Foi a curadora e coordenadora da Feira do Choro.

Os espetáculos se realizam às segundas-feiras, sempre às 20hs, com exceção da última segunda-feira de cada mês. O “Projeto Pizindin – Choro no Palco” é realizado pelo Conservatório UFMG com curadoria e produção de Lílian Macedo.

Fonte: Divulgação Projeto Pizindin - Choro no Palco

Serviço
“Projeto Pizindin – Choro no Palco” apresenta: “O VIOLÃO e O CHORO” com 13 CORDAS
Data: 13 de maio de 2013