29 de abril de 2013

Choro e Samba agitam Belo Horizonte durante uma semana inteira.

Foto: Junior Conegundes

Entre 20 e 28 de abril de 2013 foi realizado em Belo Horizonte o Festival de Choro e Samba - Semana Nacional do Choro. O público prestigiou a festa e compareceu em massa, superando as expectativas mais otimistas, o que garante o evento em 2014, ano de realização da Copa do Mundo, que terá jogos em Belo Horizonte e poderá se transformar numa das atrações para os turistas.

PALCO FUNARTE - Foto: Junior Conegundes

No amplo espaço aberto da Funarte MG (Centro) no Conservatório UFMG e no belo auditório do SESC PALLADIUM (Centro), ao ar livre na Feira Tom Jobim e na Praça da Savassi, houve shows ao vivo, o que aconteceu também em vários pontos tradicionais de rodas de choro da cidade, com apresentações de instrumentistas e intérpretes de BH e do Rio de Janeiro.

PALCO SESC PALLADIUM - Foto: Junior Conegundes

Acir Antão - Foto: Junior Conegundes
O comunicador e presidente do conselho deliberativo do Clube do Choro de BH, Acir Antão foi o apresentador dos espetáculos. Os instrumentistas Henrique Cazes (que lançou o CD "Uma história do Cavaquinho Brasileiro"), João Camarero, Zé da Velha, Silvério Pontes, Bebe Kramer e Maionese, mais as intérpretes Luiza Dionizio, Áurea Martins e Daniela Spielmann e o regional do Bola Preta vieram do Rio especialmente para abrilhantar a festa.

Henrique Cazes, Zé da Velha e Silvério Pontes,
Bebe Kramer, Maionese e João Camarero. Fotos: Junior Conegundes
Luiza Dionísio; Aurea Martins;
Luiza Dioníso e Regional do Bola Preta; Daniela Spielman.   Fotos: Junior Conegundes

Mestre Samba, Senta a Pua!, Ana Cristina, Ligia Jacques, Carla Vilar, Madeira e seus Chorões, e a dupla de francesas Aurélie e Verioca fizeram a plateia vibrar. De Recife vieram o violonista Bozó (7 Cordas) e o jovem percussionista Júnior Teles.
Carla Vilar, Lígia Jacques e Ana Cristina; Aurelie e Verioca;
Mestre Samba e Musicos do Senta Pua.  Fotos: Junior Conegundes

Os grupos Sarau Brasileiro, Choro Nosso, Madeira e seus Chorões, Trio Minas Instrumental, Flor de Abacate e músicos - instrumentistas associados ao Clube do Choro de BH, mais a animadíssima Bandinha do Marcão provocaram uma animação especial, não deixando pessoa alguma ficar quieta. Um sucesso.
Madeira e seus Chorões - Fotos: Junior Conegundes
Instrumentistas associados do Grupo de Choro de Belo Horizonte em apresentação na Funarte - Fotos: Junior Conegundes
Silvio Carlos, Carlos Walter, Wesley Henrique e Paulinho Pedra Azul.  Músicos associados do Clube do Choro de Belo Horizonte
no show comemorativo ao Dia do Choro, no SESC Palladium. - Fotos: Junior Conegundes

Durante a semana, houve shows de choro e samba nos bares Dalva Botequim Musical (Funcionários), Bar do Bolão, (Padre Eustáquio), Bar do Salomão (Serra) Pedacinhos do Céu (Caiçara), na Feira Tom Jobim (Santa Efigênia) e Espaço Livraria Status, no quarteirão fechado da Praça da Savassi.
Bandinha do Marcão garantindo a animação do público. Fotos: Junior Conegundes

A Semana Nacional do Choro foi realizada graças à Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura com patrocínio de Antarctica, Fecomércio MG- SESC, jornal Estado de Minas , Biominas, Minerita, Inmeco, Grupo Magnus; divulgação a cargo das rádios Itatiaia, Guarani e Inconfidência; incentivo da Belotur- Prefeitura Belo Horizonte, Assembleia de Minas, Funarte MG, Diários Associados, Minas Gestão Cultural, Governo de Minas – Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal – Pais rico é pais sem pobreza. A Idear Produções foi a responsável pela execução do evento, com apoio institucional do Clube do Choro de BH.

Jonas Cruz - Foto:Junior Conegundes

Satisfeito com os resultados, o presidente do Clube do Choro de BH, Jonas Cruz, disse acreditar que "a Semana Nacional do Choro esteja entre as maiores homenagens a Pixinguinha no Dia Nacional do Choro” e aproveitou para “parabenizar a todos que viabilizaram esse evento, possibilitando a divulgação da música brasileira autêntica e de grande valor artístico. Ênfase especial aos musicistas que fazem de sua arte motivos de alegria e descontração para todos”.

A cantora Aline Calixto foi uma das atrações do evento, que garantiu diversão para crianças, jovens e adultos.
Fotos: Junior Conegundes

O quarteirão fechado da Praça da Savassi recebeu cerca de 500 pessoas no festivo encontro de encerramento da Semana Nacional do Choro, de meio dia às quatro da tarde do domingo de verão de 28 de abril, com música ao vivo a cargo de instrumentistas associados do clube, enquanto a plateia era servida em mesinhas colocadas na calçada, de tira-gostos e cerveja geladinha, preparados na copa da Status. Acir Antão animou o encontro falando sobre as músicas, contando histórias e cantando também, fazendo a plateia se interessar e entrar no clima com muita alegria.
Atuaram no palco os músicos Hélio Pereira (bandolim), Mozart (violão de 6 cordas), Zé Carlos (cavaquinho), Mário de Castro (clarinete), Oscar Nassif (violão), dr. Savassi (percussão), Carlos Walter (violão de 6 cordas), Zito (pandeiro) e o convidado Luiz Carlos Bianchi (bongô).

O Clube do Choro já está pensando nas comemorações do próximo ano.

Por: Hamilton Gangana