23 de maio de 2013

MOSTRA "NOVA MÚSICA INSTRUMENTAL MINEIRA" OFERECE OFICINAS GRATUITAS.

Foto: Divulgação

Depois de uma série de shows em Belo Horizonte no último mês de outubro, a Mostra Nova Música Instrumental oferece agora oficinas gratuitas para músicos da cidade. As oficinas acontecem nos dias 27, 28 e 29 de maio (segunda, terça e quarta), durante a manhã, tarde e noite, na Casa Una (R. Aimorés, 1451, Funcionários). A iniciativa é uma ação paralela ao festival Conexão BH, que acontece de 29 de maio a 2 de junho na capital mineira.

A diversidade de programas e ementas é uma das características dessa iniciativa. Assim como na Mostra, as oficinas passeiam pelas diversas possibilidades do gênero. No campo da música brasileira,as oficinas trazem aprendizados com dois associados do Clube de Choro de Belo Horizonte: violão de sete cordas com Lucas Telles e violão no choro com Carlos Walter.

LUCAS TELLES - O VIOLÃO DE 7 CORDAS NA MÚSICA BRASILEIRA
A oficina abordará através de exemplos históricos, como foi o início da utilização do violão de 7 cordas no Brasil e o desenvolvimento de sua linguagem, ao longo de mais de 100 anos de uso, até os dias de hoje. Serão mostradas fotos e gravações de vários períodos deste processo, sendo descrita a importância dos maiores ícones deste instrumento e abordadas as atuais tendências da forma de tocar o violão de 7 cordas. A oficina terá livre participação de seus ouvintes com perguntas e comentários e exemplos práticos serão constantemente trabalhados em conjunto no seu decorrer.

CARLOS WALTER - O VIOLÃO NO CHORO
Oficina sobre as linguagens violonísticas do choro com abordagem geral dos seguintes temas: história, estrutura e variações rítmicas do choro, principais intérpretes e compositores, arranjos exemplificativos, exercícios e mecanismos técnicos de tocabilidade, dicas de performance e prática de conjunto.

Entre as oficinas instrumentais também será ofertada a de pandeiro, com Túlio Araújo. Cantores e cantoras não ficam de fora e podem se aprofundar na oficina de “Voz como instrumento”, de Leopoldina. Completam a programação os cursos de Afrojazz com Mateus Bahiense, Improvisação Livre com Felipe José e Introdução à Alquimia Sonora com Leandro César.
As oficinas da Mostra Nova Música Instrumental são realizadas pela Agência Cultural Ultrapássaro.

Confira a programação completa de oficinas, link e pré-requisitos para inscrições e outras informações clicando aqui.
Outras informações: (31)9285.9016

Fonte: Divulgação/ mostrainstrumental.com