29 de fevereiro de 2024

Coletivo Popular de Cordas faz uma homenagem à violinista e rabequeira Wanessa Dourado. O show acontece hoje no Conservatório UFMG.

Wanessa Dourado (1991 – 2024) Foto: José de Holanda / Divulgação

Em 27 de janeiro deste ano, um grave acidente de moto tirou precocemente de cena, aos 32 anos, a violonista, rabequeira e compositora paulistana Wanessa Dourado (1991 – 2024). Atuante no universo da música instrumental desde 2015, ano em que fundou o quarteto Fios de Choro, Wanessa Dourado tinha obra autoral que propunha a conexão do Choro com gêneros musicais nordestinos, sobretudo o baião e o frevo.

Musicista autodidata, de virtuosismo já reconhecido na cena da música instrumental, a artista estava escalada para se apresentar no 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo, agendado para acontecer entre 20 e 25 de fevereiro com aulas, shows e rodas de Choro, além de masterclasses com os músicos Allan Abadia, João Camarero ,Léa Freire e Nailor Proveta. Nascida no Jaguaré, bairro da zona oeste da cidade de São Paulo (SP), Wanessa Dourado também cantava, além de compor e de tocar violino, rabeca e outros instrumentos, como o violão e os teclados, exercitados fora do âmbito profissional com o talento nato de musicista. Era integrante de vários grupos, entre eles o Quarteto Iapó Fios de , além do reconhecido Fios de Choro.

Com a morte da  instrumentista e pesquisadora, o Coletivo Popular de Cordas resolveu prestar uma Homenagem a Wanessa Dourado através de um show programado para esta quinta-feira (29/02) às 19h30 no auditório do Conservatório UFMG, em BH. A entrada é uma contribuição voluntária.

Coletivo Popular de Cordas aprsenta: Homenagem a Wanessa Dourado
Data: 29/02/2024 (quinta-feira)
Horário:19h30
Local: ConservatórioUFMG - Av. Afonso Pena, 1534 - Centro - BH