17 de maio de 2023

A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG é tema de palestra do professor Marcos Flávio Aguiar.

A programação faz parte do projeto Viva Música nesta quarta-feira e inclui concerto da Orquestra de Choro UFMG.

Criado em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, o Projeto Viva Música engloba um conjunto de atividades articuladas entre si. Entre elas, destaca-se a Série VivaMúsica que inclui a organização de palestras e concertos semanais vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral. Nesta quarta-feira (17/05) a série promove a partir das 17h20 a palestra "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", com o Professor Doutor Marcos Flávio de Aguiar Freitas, além da apresentação, às 18 horas, da Orquestra de Choro da UFMG sob regência de Marcos Flávio. A atividade gratuita acontece no Auditório Fernando Mello Vianna Escola instalado na escola de Música da UFMG/Campus Pampulha.

A Orquestra de Choro da UFMG surgiu através da disciplina Práticas Interpretativas do Choro I e II, ministradas pelo Prof. Dr. Marcos Flávio na Escola de Música da UFMG. O Projeto visa a formação de novos intérpretes do gênero, divulgação do Choro e consequentemente a formação de público. O grupo é composto por flautas, saxofones, trompete, trombones, baixo, violões de 6 e 7 cordas, cavaquinhos, acordeon, violino, oboé e bateria, abarcando alunos de todos os cursos da Escola de Música da UFMG através da disciplina, além dos colaboradores externos, através do Projeto de Extensão, sob coordenação de Marcus Flavio de Aguiar Freitas.

No programa de hoje estão as composições: Ele e Eu, Ingênuo, Cheguei, Lamentos, Ainda me recordo, Pula Sapo, Segura ele e 1x0, ambas de Pixinguinha. O Sapo e o Grilo do compositor mineiro Geraldo Alvarenga, com Arranjo de Marcelo Chiaretti; além de  Flor de Abacate de autoria de Álvaro Sandim e  Gaúcho (Corta Jaca) da mestra Chiquinha Gonzaga. Programe-se

Palestra "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", com o Professor Doutor Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Concerto com a Orquestra de Choro da UFMG sob regência de Marcos Flávio Aguiar
Data: 17/05/2023