SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

24 de junho de 2022

Projeto "Seresta & Serenata – Popular e Imperial" estreia em Mariana.

Clube do Choro de Belo Horizonte participou da programação que incluiu cortejo de bandas locais e shows com artistas de renome internacional.


Super palco montado na Praça da Sé em Mariana - Foto: Actionbhz

No ultimo sábado (18), a cidade de Mariana viveu uma intensa agenda cultural que incluiu a 1ª edição do projeto "Seresta & Serenata - Popular e Imperial", que deu o tom para a série de mais outras quatro que acontecerão até outubro deste ano, sempre nos finais de semana de lua cheia promovendo
shows na Praça da Sé e palestras no Cine Teatro Municipal.

O projeto com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, oferecerá 21 apresentações musicais gratuitas, entre bandas, serestas e serenatas, além de palestras temáticas realizadas no dia dos eventos. 

As apresentações no último sábado começaram com um cortejo de bandas, formado pela Sociedade Musical São Caetano e Sociedade Musical São Sebastião de Passagem, saindo do Terminal e do Colégio Benevides, chegando ao palco da Praça da Sé, às 20 horas.

Sociedade Musical São Caetano, a  primeira banda da região dos Inconfidentes - Foto Actionbhz

Com fundação em 7 de abril de 1836, a banda de música civil monsenhor-hortense, a Sociedade Musical São Caetano é a primeira banda da região dos Inconfidentes de que se tem relato, sendo, também, a 4ª mais antiga do Brasil e a 3ª do Estado. Em seus quase dois séculos de atividade ininterrupta, a “Baronesa”, como é carinhosamente conhecida a Banda São Caetano, promove ensino gradativo e gratuito de música, contribuindo social e culturalmente para o toda a região, além de abrilhantar festividades e solenidades pelas montanhas e vales do Brasil afora. Em virtude de sua rica história, a Banda São Caetano é reconhecida como patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais, com regência, atualmente, de Djalma Silva Pinheiro, e sub-regência de Arjuna Rama Moreira.

Corporação Musical São Sebastião de Bandeirantes abrindo o evento com um belo cortejo - Foto: Actionbhz

Sob regência do maestro Alex Oliveira e composta por 26 músicos, a Corporação Musical São Sebastião de Bandeirantes foi fundada em 29 de setembro de 1868, no antigo arraial de São Sebastião, hoje, Bandeirantes. A corporação passou por períodos de pouca ou nenhuma atividade, durante os quais se mantiveram guardados muitos instrumentos, documentos e partituras salvos por antigos moradores e músicos. Sofreu, em 1930, com um incêndio que queimou maior parte do seu acervo, voltando às atividades na década de 50. Em 1991, deu vida a uma nova geração de músicos, que continuaram os trabalhos e, hoje, se encontram semanalmente para estudos e ensaios.

Após o cortejo e apresentação vibrante das bandas locais,  Turibio Santos, considerado um dos principais violonistas clássicos da atualidade, criador da Orquestra Brasileira de Violões, abriu as apresentações sobre o grande palco montado na Praça da Sé. Para esse show, o artista convidou a pianista Maria Teresa Madeira e a soprano Carol Mcdavit.

Turíbio Santos abrindo as atrações da noite - Foto: Actionbhz

Turíbio Santos é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Sua carreira já o fez percorrer o mundo várias vezes, com críticas brilhantes nos principais centros musicais. Turíbio tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis. 
Já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne, Orquestra Sinfônica Brasileira, e outras.

Turíbio Santos - Foto: Actionbhz
Turíbio Santos permanece atuante e já realizou em grandes feitos pela música brasileira, criando orquestras, como membro em Academias ou presidindo grandes instituições musicais. Em maio de 2015, foi convidado por seus conterrâneos para fazer parte da Academia Maranhense de Letras. Além disso, ele é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO.

Atualmente além de seus concertos Turibio Santos é consultor do projeto social “Villa-Lobos e as Crianças”, remanescente de outros projetos por ele criados desde 1986.
Turíbio Santos é tudo isso e muito mais. Ele representa com grandiosidade a música brasileira e o que ela tem de melhor.

Carol McDavit - Foto:Actionbhz
Carol McDavit
é Doutora em Música pela UNIRIO e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, atuou como solista das principais orquestras sinfônicas do Brasil. Como camerista, realizou centenas de recitais no país e no exterior, com ênfase especial na música brasileira e americana, tendo estreado várias primeiras audições. 
Carol é professora de canto e ópera do Instituto Villa Lobos na UNIRIO no Rio de Janeiro, onde coordena e dirige o projeto Ópera na UNIRIO. Ela tem cantado das temporadas líricas dos teatros mais importantes do Brasil e ministrado oficinas e cursos de canção brasileira na Alemanha, na França, na Finlândia, no Canadá e nos EUA.
Seus CDs incluem obras sacras do Pe. José Mauricio, o oratório Colombode Carlos Gomes e coletâneas de canções brasileiras em duo com a pianista Maria Teresa Madeira e com o violonista Turíbio Santos, ao lado de quem participou nesse show.

Maria Teresa Madeira abrilhantando o evento com sua brilhante interpretação ao piano. Foto Actionbhz

O público que lotou a Praça da Sé teve ainda o prazer de ouvir de perto uma das mais importantes pianistas brasileiras, a renomada Maria Teresa Madeira.

Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical de Maria Teresa encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico. Bacharel em piano pela Escola de Música da UFm grandes mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação. Como solista já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Cedar Rapids Symphony, University of Iowa Chamber Orchestra, Banda Sinfonica da Cidade de Córdoba (Argentina), Banda Sinfonica da Faculdade de Música do Espírito Santo. 
Como camerista, uma atividade que também lhe é muito cara, apresentou-se ao lado de alguns dos mais importantes artistas do país e já realizou várias estreias mundiais e locais de obras, algumas delas a ela dedicadas. 
Maria Teresa já realizou recitais e concertos nos EUA e na Europa sempre priorizando a divulgação da música brasileira – sua discografia conta com mais de 30 CDs seja como solista, ou camerista. 
Foi professora do curso de graduação do Conservatório Brasileiro de Música e atualmente é professora da UniRio, ministrando aulas no curso de Bacharelado.
Sua trajetória sempre esteve ligada à música de Ernesto Nazareth, seja nos diversos concertos em que apresenta suas obras, seja nos CDs que gravou inteiramente dedicados a ele, tais como “Sempre Nazareth” (Kuarup, 1997), e “Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2” (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino.  Ela Recebeu em outubro de 2020, junto com a saxofonista Maria Bragança, o prêmio de Melhor Instrumentista pela Rádio Inconfidência de Minas Gerais com o CD “Duas Marias”.

Grupo de Músicos do Clube do Choro de BH sob o comando de Acir Antão. Foto: Actionbhz

Clube do Choro de Belo Horizonte foi outra esperada atração da noite. Comando pelo seu Presidente, o comunicador Acir Antão, que já completou mais de cinco décadas a microfone da Rádio Itatiaia, o Clube do Choro de BH recebeu como convidado especial, o seu associado, cantor e compositor  Paulinho Pedra Azul. Ele acaba de completar 40 anos dedicados à música e celebrada por cantar e tocar às suas origens no Vale do Jetiquinhonha. 

Registrado como Paulo Hugo Morais Sobrinho, na cidade de Pedra Azul, no norte de Minas Gerais . O nome artístico veio justamente do nome de sua cidade. Paulinho Pedra Azul é o segundo artista mineiro mais popular no estado, segundo pesquisas feitas pela Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes. Não há dúvida alguma que Paulinho é um poeta das canções e das telas pintadas: são mais de 200 quadros.­
Paulinho Pedra Azul gravou uma coletânea, de quatro CDS intitulados (Primavera, Verão, Outono e Inverno), com 65 faixas. É um dos mais importantes artistas mineiros. Com mais de 150 parceiros musicais, em que ele sempre foi o letrista, tem 30 álbuns lançados de forma independente. E para comemorar seus 40 anos de carreira está lançando o primeiro livro de contos, “Eu Conto”, pela Editora Caravana e um CD duplo, com coletâneas, com 40 músicas remasterizadas.

O público residente e visitante que lotou a Praça da Sé aplaudiu calorosamente as atrações. Foi uma noite memorável, que promete se repetir e levar até Mariana outros grandes nomes da música brasileira e muito entretenimento cultural para a localidade. As próximas edições estão programadas para  23 de julho, 13 de agosto, 24 de setembro e 8 de outubro de 2022.

O projeto "Seresta & Serenata - Popular Imperial" é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale Vale, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte. Realização: Idear Produção.

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DA ESTREIA DO PROJETO SERESTA & SERENATA - POPULAR E IMPERIAL - Crédito das Fotos: Actionbhz