22 de novembro de 2021

Toca de Tatu lança seu terceiro álbum, totalmente autoral e comemorativo aos 10 anos do grupo.

Terceiro álbum do Toca de Tatu comemora uma década de estrada.

O grupo de música instrumental Toca de Tatu se uniu em Belo Horizonte. Luísa (Mitre) no piano, Lucas (Telles) no violão, Lucas (Ladeia) no cavaquinho e Abel (Borges) na percussão, se conheceram na faculdade e, além de grandes amigos, se tornaram músicos sintonizados um com o outro. Ao longo de uma década, eles vêm construindo uma carreira sólida, inédita e produtiva, que merece celebração inspirada, sonora e registrada. Para isso, o Toca de Tatu acaba de lançar seu terceiro álbum. "Toca de Tatu", comemorativo dos 10 anos de carreira, foi lançado na última sexta feira (19) e já está disponível em todos os aplicativos de música.

O grupo comemora  este ano, 10 anos de criação. Foto: Divulgação
Com um som único, respeitoso à tradição e com um espírito inovador, o Toca possui interpretações que valorizam a coletividade, equilibrando suingue, versatilidade e delicadeza. No repertório, peças autorais e de compositores consagrados recebem o trato refinado dos arranjos do grupo, que transita por diversos ambientes da música instrumental brasileira, passeando pelo balanço e fraseado típicos do Choro, a liberdade improvisatória do jazz e a abordagem camerística da música de concerto.

Além dos dois álbuns anteriores: “Meu amigo Radamés” (2013), em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Radamés Gnattali, e “Afinidade” (2017), dedicado a compositores contemporâneos de Minas Gerais; ambos de acesso físico e pelas plataformas streaming disponíveis, o grupo conta agora com o "Toca de Tatu", CD lançado na última sexta feira (19/11), que ganhou o nome do grupo como título e um repertório com dez faixas, todas composições autorais dos seus componentes.

O álbum "Toca de Tatu" lançado pelo selo Grão Discos, foi gravado em janeiro deste ano, no Estúdio Macieiras (Alexandre Andres), um local que une música e natureza dentro de uma fazenda. Christiano Caldas foi responsável pela mixagem e masterização e a edição e direção musical ficaram a cargo de Lucas Telles. Chegou a hora de curtir mais essa preciosidade do Toca de Tatu. Escolha sua plataforma favorita e ouça na íntegra. E por aqui, curta o vídeo de lançamento de "Estrada Velha," single de autoria de Lucas Telles e quarta faixa do CD.