23 de novembro de 2021

O violonista, professor e compositor Rogério Leonel é o convidado de hoje do ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro”.

Rogério Leonel, violonista, professor e compositor  - Foto: Bárbara Suyan

O violonista, professor e compositor Rogério Leonel é o próximo convidado para o ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro”. Quem o recebe para uma um encontro imperdível é o idealizador e produtor do projeto, o também violonista e produtor cultural, Celso Faria. A transmissão acontece nesta terça (23/11), às 20h30, pelo YouTube.

Rogério Leonel é mineiro de Piumhi, mas mudou-se muito jovem para o município de Passos, onde teve contato com diversos álbuns de violonistas brasileiros, como Paulinho Nogueira e Baden Powell, fato que foi decisivo para sua trajetória musical. Já residindo em BH, foi aluno de violão de Nelson Piló e de disciplinas teóricas na Fundação de Educação Artística e na Escola de Música da UFMG, além de ter frequentado o Festival de Inverno da UFMG. Rogério começou a se apresentar profissionalmente na década de 1970, como integrante e arranjador musical do "Grupo Mineiro Mambembe". Na década seguinte, passou a criar e assinar os arranjos musicais do quarteto vocal "Tom sobre Tom", além de iniciar intensa parceria com a cantora Lígia Jacques.

O trabalho de Rogério está registrado nos álbuns "Choro Barroco" e "Choro Cantado" (Lígia Jacques), "Titane", "Simbora, João" (Ladston do Nascimento), "Subvoar" (Loslena) e "Minas São Várias" (coletânea de compositores e cantores mineiros). Além de participações em diversos shows e espetáculos teatrais, Rogério Leonel atuou como professor da Escola Livre Música de Minas (idealizada por Milton Nascimento e Wagner Tiso) e da Escola Municipal de Música de Nova Lima. Atualmente, Rogério ministra cursos e oficinas de harmonia e violão.

Harmonia das Vozes, obra de autoria de Rogério Leonel
Dentre diversas outras obras que compõem sua produção como compositor, uma delas merece grande destaque: "Choro Barroco". Essa composição, além de um belíssimo registro instrumental e vocalizado no álbum homônimo da Cantora Lígia Jacques e uma versão letrada no CD Choro Barroco, da mesma cantora, também foi tema de abertura do documentário "Vanja Orico", produzido por Luiz Carlos Prestes Filho, para o Canal Brasil.

Rogério Leonel também dedica grande parte do seu trabalho aos arranjos instrumentais e vocais. Em 2016, ele lançou, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o livro "Harmonia das Vozes" - contendo vinte arranjos vocais, de sua autoria, para canções mineiras (leia mais sobre o livro).

Programe-se e não perca a entrevista com esse grande músico que trará muito mais sobre sua trajetória e contribuições ao universo do violão em Minas Gerais. Durante a entrevista você poderá participar pelo chat ao vivo

Até lá, desfrute da nossa audição de hoje que traz Rogério Leonel  nos apresentando um belíssimo solo de sua composição "João Sebastião", com a participação vocal da cantora Ligia Jacques.

Este vídeo é parte do Programa Talentos produzido e exibido pela TV Câmara .