21 de setembro de 2021

Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara Belo é o entrevistado da 20ª edição do ciclo "O Charme do Violão Mineiro".

Tabajara Belo - Foto: Diego Andrade

O ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro” recebe nesta terça-feira (21/09), a partir das 20h30, o violonista, compositor e professor belo-horizontino, Tabajara Belo. O projeto que completa hoje 20 edições é produzido e apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. A transmissão acontece pelo YouTube.

TABAJARA BELO iniciou seus estudos musicais ainda criança com o professor Vito Duarte. Foi aluno de violão de Fanuel Junior, Fernando Araújo e Tom Patterson. Graduou-se como bacharel em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Violão pela University of Arizona. Atualmente cursa o doutorado em Composição e Jazz Performance pela University of Florida e atua como professor de Violão na Universidade Federal de Ouro Preto.

Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara tem se destacado no cenário musical mineiro. Já se apresentou ao lado de renomados nomes da música brasileira como Marcus Viana, Paula Santoro, Paulo Bellinati, Vander Lee, Claudio Nucci e Wagner Tiso.

O resultado de sua excelente performance o levou à conquista de vários prêmios tais como o de "Melhor Instrumentista", no BDMG Instrumental 2008, de "Violonista-destaque", promovido pela revista "Guitar International Magazine", em 2011 e a segunda colocação no concurso "Novas 2", em 2016.

Em sua discografia vamos encontrar dois álbuns: "Tabajara Belo", lançado em 2006 e "Suíte Brasil", em 2009 , em parceria com o flautista Bruno Pimenta. Atualmente, Tabajara Belo trabalha na produção de seu novo álbum e na composição dos "Estudos para Improvisação Multi-textural", para violão solo.

Programe-se para mais esta entrevista imperdível do ciclo "O Charme do Violão Mineiro". E até lá, vamos ficando na excelente companhia de Tabajara Belo e seu violão.
Neste clipe lançado pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro, ele interpreta o lírico Choro da Passagem, que marca um momento de transição em sua vida. O título da peça traz significado duplo porque Tabajara a compôs em 2017 quando estava de malas prontas para deixar o Brasil e migrar para os Estados Unidos. E também remete a Passagem de Mariana, distrito do município mineiro de Mariana, onde o músico residia. Produzido pelo próprio Tabajara especialmente para o Acervo Digital do Violão Brasileiro, o clipe foi filmado na Casa da Ópera de Ouro Preto, com fotografia e edição de Eduardo Moreira e som direto de Henrique Nolasco. A série de vídeos tem curadoria de Alessandro Soares. Aprecie.