12 de dezembro de 2020

Com transmissão online, Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal 2020 celebra 10 Anos de Música e Afetos.

Silvério Pontes, Marcelo Caldi e Dudu Oliveira estão no Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal 2020
Foto: Othon Ribeiro

Reconhecido como um dos mais importantes do país, o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal chega este ano à 10ª edição, adaptado ao contexto da pandemia: a programação está acontecendo toda online. O Festival começou na última quinta-feira (10/12), com a exibição do minidocumentário “Rosal - 10 Anos de Música e Afetos” e a programação prossegue até domingo (13/12). Durante o período serão exibidas as apresentações inéditas dos músicos Marcelo Caldi, Silvério Pontes e Dudu Oliveira, gravadas em Rosal, especialmente para a edição deste ano do Festival, promovido pela Firjan SESI. A transmissão começa sempre às 19h30, pelo Youtube.

Rosal e o Festival
Distrito do município de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio, Rosal é destino certo de músicos e do público interessados na música instrumental brasileira. O Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal nasceu em 2011 com o objetivo de atender a um desejo da comunidade, que pedia por um evento que resgatasse as tradições musicais da região. Até 2013, o projeto foi realizado com recursos da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e o apoio de empresas locais. Percebendo a força do festival e a necessidade de sua ampliação, a Firjan SESI assumiu em 2014 a realização do evento, tendo como parceiro o município. Ao longo dos anos, já se apresentaram no Festival realizado na cidade nomes como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Nicolas Krassik, Henrique Cazes, Leo Gandelman, Renato Borghetti, além de Silvério Pontes e Marcelo Caldi, que estão na edição virtual deste ano.

O documentário A apresentação de Marcelo Caldi já está disponível e podemos assisti-la logo a seguir. E para hoje, programe o alarme pois quem irá bilhar será nosso grande amigo, Silvério Pontes. Não perca.

PROGRAMAÇÃO
As transmissões são sempre às 19h30 pelo canal da Firjan SESI, no Youtube: youtube.com/firjansesi
Já disponível (aqui): “Rosal – 10 anos de Música e Afetos”: exibição do minidocumentário sobre a história do Festival de Chorinho e Sanfona.
Já disponível: Marcelo Caldi (aqui)– apresentação do músico, que faz parte do grupo Libertango e é maestro da Orquestra Sanfônica Brasileira, da qual é fundador.
Sábado 12/12 - Silvério Pontes – compositor e instrumentista consagrado, com mais de 40 anos de carreira, o trompetista, que tem longa parceria com Zé da Velha, conta que se apresentou pela primeira vez na vida em Rosal, que fica perto do município onde nasceu, Laje do Muriaé.
Domingo 13/12 - Dudu Oliveira – multi-instrumentista, atua no cenário instrumental, principalmente como flautista e saxofonista, faz parte da banda do programa Lady Night, de Tatá Werneck e já tocou com diversos artistas