27 de novembro de 2020

"Nazaré na terra do café" álbum do recém formado Quarteto Ancestral acaba de ser lançado.

Como um momento histórico do Choro londrinense, o lançamento oficial do álbum "Nazaré na terra do Café", do recém formado Quarteto Ancestral, aconteceu nessa quinta (26). Bandolim 10 cordas, dois violões de seis e um de sete cordas compõe a formação desse grupo que pretende homenagear o mestre do piano e um dos iniciadores do Choro: Ernesto Nazareth. Repertório inusitado e arranjos bem elaborados estão presentes neste projeto que teve concepção e iniciativa do bandolinista Guilherme Villela, que junto com os violonistas Arthur Guimarães, Gustavo Gorla e Osório Perez formam o Quarteto Ancestral.

O projeto "Nazaré na Terra do Café" buscou no repertório do gênio Ernesto Nazareth, composições pouco usuais como "Jacaré" e "Gemendo, Rindo e Pulando" e trazendo uma concepção artística, através de arranjos, que dialoga com a maneira oral do improviso das rodas de Choro e o conceito camerístico da escola do violão de concerto.
Gustavo Gorla é quem publica sobre a concepção desse projeto musical: "idealizado em uma época que ninguém (a não ser a China) era obrigado a andar de máscaras, este projeto visava ensaios, seleção e rearranjo do lado B de Ernesto Nazareth; e depois, circular pelos quatro cantos da terrinha vermelha. Felizmente (ou infelizmente), a ideia inicial não pode ser realizada integralmente e a equipe decidiu então gravar as músicas e realizar vídeos em pontos-símbolos de Londrina. Com arte-final, figurino, cenário e fotografia totalmente originais o grupo ainda teve fôlego para finalizar um disco. O projeto intitulado Nazareth na Terra do Café simboliza isso: a força da esperança, que por mais dolorido que seja o golpe do destino, podemos resilientemente revidar com força, alegria e beleza."

Além de Gustavo Gorla, os demais componentes do grupo tem relação acadêmica com a Universidade Estadual de Londrina e laços musicais com o mestre André Siqueira, violonista paulista, mas que residiu um longo período em Minas Gerais e onde desenvolveu um trabalho musical marcante ao lado de grandes artistas locais. André atua há mais de 10 anos no curso de licenciatura da EUL, onde deixa suas influências e legado entre seus jovens e talentosos alunos.

O violonista e compositor mineiro e também associado ao Clube do Choro de BH, Carlos Walter, fez a audição do álbum na data do lançamento e nos trouxe sua apreciação. Além da entusiasmada e elogiosa indicação, ele acrescentou: "esse trabalho é um retrato do paradigma de produção self made, cada vez mais corrente na cena musical e que veio à tona durante a pandemia". O que ele diz faz referência ao formato adotado para a produção desse projeto, com gravações em home studio e trabalhos de edição e mixagem realizados pelos próprios integrantes do grupo.

Nazaré na Terra do Café já está disponível nas plataformas digitais. Para acessa-lo siga este link.

E nossa audição desta sexta feira, é com o próprio Quarteto Ancestral, que traz Nazaré para o nosso café.

Quarteto Ancestral: Guilherme Villela - bandolim/ Arthur Guimarães - violão 6/ Gustavo Gorla - violão 6/ Osório Perez - violão 7