25 de agosto de 2020

O Choro como base e influência para outros estilos é tema de live com os saxofonistas Daniela Spielmann e César Roversi.

Hoje (25), às horas 18 horas, acontece mais uma lives da série promovida pelo saxofonista, compositor e arranjador, César Roversi.  Desta vez ele receberá Daniela Spielmann para tratar do Choro como base para outros estilos, influências na gafieira, na interpretação do solista e desenvolvimento de sua linguagem. O evento terá transmissão pelo Youtube e no seu canal do Instagram.

Além de instrumentista e compositor, César Roversi é professor na Faculdade Mozarteum (FAMOSP). Integrante do Trio Código Ternário, da Hermeto Pascoal Bing Band e Nelson Ayres Big Band. Por sua enorme versatilidade, transita com maestria entre o erudito e o popular.
Entre os nomes que ele já recebeu em seus eventos online estão: Eduardo Neves que tratou sobre a importância do Choro na criação de identidade musical; Dirceu Leite falando sobre o mercado para saxofonistas brasileiros; Pedro Paes que levantou questões importantes sobre o saxofone no Brasil e no cenário internacional, entre outros temas cujos trechos das entrevistas estão disponíveis em seu canal no Youtube.

Daniela Spielmann - Foto: Divulgação TV Brasil
Daniela Spielmann
é saxofonista, flautista, arranjadora, compositora, pesquisadora e professora. Começou seus estudos musicais aos dezessete anos e seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Tem 12 Cd´s de carreira de grupos ou solo. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo "Brazilian Breath", trabalho que foi indicado ao Grammy Latino em 2002.
Ela fez parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 a 2014, na TV Globo elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. É integrante do grupo Rabo de Lagartixa, duo Spielmann-Zagury, Projeto Gafieirando e Choro na Rua. Já se apresentou com grandes nomes do cenário da MPB Instrumental como: Sivuca, Zé Menezes, Zé da Velha e Silvério Pontes, Anat Cohen; cantores como: Aurea Martins, Moyseis Marques, Zélia Duncan, entre outros. Daniela é envolvida com o ensino, pesquisa e Oficinas de música.

Para ir esquentando os ouvidos e os corações trazemos para nossa audição de hoje uma composição de Daniela Spielmann em parceria com Silvério Pontes.
Composta a primeira parte por Silvério que a enviou para Daniela para compor a segunda, a composição recebeu inicialmente o nome "Bailarina Rosane" mas posteriormente, a partir de um sonho do Silvério, virou "Albertina no baile" e já foi tocada em muitos bailes da dupla. Aproveitem.