29 de março de 2020

"Violão na Madrugada": o violonista e associado Carlos Walter nos apresenta seus ensaios abertos.

Violão na Madrugada é o nome desta série que acaba de ser lançada, marcando o ponto de partida das lives que serão promovidas pelo violonista Carlos Walter. Como nos informa, "esta é uma série sem regularidade de breves ensaios abertos, violonísticos e temáticos em plena madrugada, entre o sono e a vigília, travestida de ode aos notívagos e aos que cedo madrugam!"

Neste primeiro vídeo Carlos Walter nos apresenta uma variação do arranjo de Paulinho Nogueira tocada num Violão Requinto para a cintilante e fugaz VALSA DE EURÍDICE, inteiramente composta por Vinícius de Moraes. Um excerto da trilha sonora de Orfeu da Conceição, versão teatral à brasileira do mito grego de Orfeu e Eurídice, protagonizada por afrodescendentes e assinada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que em 1956 escreveu: “Esta peça é uma homenagem ao negro brasileiro, a quem, de resto, a devo; e não apenas pela sua contribuição tão orgânica à cultura deste país, melhor, pelo seu apaixonante estilo de viver que me permitiu, sem esforço, num simples relampejar do pensamento, sentir no divino músico da Trácia a natureza de um dos divinos músicos do morro carioca."

Agradecemos ao associado Carlos Walter por gentilmente autorizar esta publicação, nos proporcionando mais um dos seus excelentes conteúdos, gerados pelo seu grande talento. Já aguardamos as próximas edições do "Violão na Madrugada". Até lá.